sábado, julho 12, 2025
DestaquesSaúde

Dia Mundial da Saúde Ocular: os olhos revelam muito mais do que você imagina

IPATINGA – No Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, especialistas reforçam a importância dos exames oftalmológicos regulares como forma de prevenção à perda de visão e ao diagnóstico precoce de doenças graves. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 35 milhões de brasileiros vivem com algum problema de visão, sendo que cerca de 80% dos casos poderiam ser evitados ou tratados com acompanhamento adequado. Apesar disso, grande parte da população ainda negligencia a saúde dos olhos, acreditando que enxergar bem é sinônimo de estar saudável.

O oftalmologista Dr. Silas Franco, da Fundação São Francisco Xavier, explica que o exame oftalmológico completo por si só já mantém a saúde dos olhos em dia, pois segundo ele, esse exame vai muito além de saber se a pessoa precisa de óculos ou não. “Nós avaliamos a acuidade visual, fazemos a refração, a motilidade ocular, a biomicroscopia, medimos a pressão intraocular e observamos o fundo de olho. É um check-up completo. Pois, é justamente no fundo de olho que muitos problemas graves podem ser identificados. O olho é o único órgão que conseguimos visualizar diretamente o nervo e a vasculatura. Alterações nesse exame podem ser os primeiros sinais de doenças como diabetes, hipertensão, esclerose múltipla, toxoplasmose e até tumores intracranianos”, alerta o especialista.

Muitos mitos ainda rondam a saúde ocular. Como cirurgião de catarata e córnea, Dr. Silas cita algumas dúvidas de pacientes, principalmente após a cirurgia. “Sempre perguntam se podem comer carne de porco, chocolate, ovo ou quiabo depois da cirurgia. Isso é mito, não tem nenhuma comprovação científica. Outra crença comum é que o uso de óculos ‘enfraquece’ a visão. Isso também é mito. Se há indicação, o uso dos óculos oferece mais conforto, qualidade de visão e é ainda mais importante em crianças e adolescentes”, afirma.

O médico da FSFX afirma que a saúde ocular deve ser cuidada desde os primeiros meses de vida. “A Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria recomenda a primeira consulta entre 6 e 12 meses. Depois, entre 3 e 5 anos de idade, e, a partir daí, anualmente, principalmente se houver histórico familiar ou queixas como dor de cabeça ou dificuldade de aprendizado. Já na vida adulta, até os 40 anos e sem doenças pré-existentes, o exame pode ser feito a cada dois anos. Após os 40, o ideal é que seja anual”, explica Dr. Silas.

No Hospital Márcio Cunha (HMC) a população conta com estrutura de ponta para cuidar da saúde dos olhos, com a Clínica de Olhos que oferece desde exames oftalmológicos até os procedimentos mais avançados. A estrutura conta com equipamentos de última geração que auxiliam na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças oculares. “Hoje temos 13 oftalmologistas atuando diretamente no HMC. Realizamos desde exames simples, como paquimetria e mapeamento de retina, até exames mais complexos como tomografias de córnea e retina. Também realizamos praticamente todas as cirurgias oftalmológicas, desde calázio e pterígio até transplantes de córnea”, detalha o médico.

Por fim, Dr. Silas deixa um alerta direto e impactante. “A visão, entre os órgãos dos sentidos, é o mais importante. E, uma vez que o paciente negligencia os olhos, infelizmente, ele paga com a própria visão. O glaucoma, por exemplo, é uma doença silenciosa. A retinopatia diabética também. Quando o paciente deixa para depois, o risco é perder a visão, às vezes de forma irreversível. Portanto, neste Dia Mundial da Saúde Ocular, o convite é simples, mas poderoso. Marque sua consulta, cuide dos seus olhos e lembre-se que ver bem é viver melhor”, pontua Dr. Silas Franco.

E quando se fala em Glaucoma, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, administrado pela FSFX, oferece o Programa Glaucoma, do Governo Federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa inclui diagnóstico, acompanhamento e tratamento, a fim de garantir o acesso gratuito para todos os pacientes portadores do glaucoma.

A equipe multidisciplinar liderada pela especialista, Dra. Juliana Ayupe de Oliveira, oferta em média 750 atendimentos por mês, atendendo de segunda a sexta-feira. Com foco na prevenção e progressão da doença, o programa vem apresentando resultados expressivos, o que permite a inclusão mensal de aproximadamente 30 novos pacientes.

Atualmente, cerca de 2.250 pessoas estão cadastradas e realizam, trimestralmente, consultas de atendimento especializado, exames de campimetria visual computadorizada (CVC) e a curva tensional diária (CTD), e o recebimento contínuo de medicação (colírios), até a data do próximo atendimento.

A Fundação São Francisco Xavier reafirma, com essa estrutura, seu compromisso com a saúde integral da população, oferecendo tecnologia e atendimento especializado para garantir mais qualidade de vida e prevenção de doenças silenciosas.

Fundação São Francisco Xavier

A Fundação São Francisco Xavier é uma entidade filantrópica que atua desde 1969 e conta com cerca de 6.200 colaboradores. Atualmente, administra duas unidades hospitalares, sendo o Hospital Márcio Cunha com cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS, em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas com 100% dos atendimentos pelo SUS, em Itabira (MG).

As unidades hospitalares têm uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança. Além das unidades hospitalares, a Fundação é responsável por administrar a operadora de Planos de Saúde Usisaúde, que possui mais de 200 mil vidas, o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita, que soma mais de 160 mil vidas sob sua gestão.

Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 2 mil alunos, da educação infantil à formação técnica.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *