Caravana Federativa reúne prefeitos mineiros na Capital

BELO HORIZONTE – Prefeitos e prefeitas mineiros se reuniram, nesta quinta-feira (11/12/25), no Expominas em Belo Horizonte, com representantes de ministérios e órgãos federais, para somar esforços na implementação de políticas públicas no estado. Participaram da Caravana Federativa o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB).
O objetivo da atividade é oferecer suporte técnico aos gestores municipais e estaduais a fim de reforçar o pacto federativo e ampliar o acesso dos gestores aos programas e serviços da União. A primeira edição da caravana foi realizada na Bahia, em 2023. Desde então, a ação já percorreu estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará e Pará.
“Vamos levar o Estado até as pessoas, em especial, até aquelas que estão longe dos grandes centros e sem recursos”, afirmou o presidente Lula. Ele convocou os prefeitos a procurarem os balcões de atendimento e apresentar suas demandas. O presidente afirmou que a população não pode mais esperar por serviços como consultas e exames na rede pública de saúde: “ninguém vai morrer por falta de um diagnóstico”.
Também o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre recursos e equipamentos adquiridos pelo Executivo federal para municípios de Minas. Ele registrou a inauguração, na manhã desta quinta (11), de um centro de radioterapia, no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira (Central). A entrega do acelerador linear, aparelho de alta tecnologia que reduz o tempo de espera para o tratamento de câncer, faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”.
Padilha ressaltou ainda a recente aprovação pela Assembleia de Minas do Projeto de Lei (PL) 4.690/2025, de autoria da deputada Lohanna (PV), que autorizou o Governo do Estado a doar à Universidade Federal de São João del-Rei o terreno do Hospital Regional de Divinópolis, uma área superior a 66 mil metros quadrados. Ele agradeceu à autora da proposição e ao presidente Tadeu Leite.
Também estiveram presentes as ministras Macaé Evaristo, deputada licenciada da ALMG, (Direitos Humanos e Cidadania), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), além de outras autoridades.
