Audiência na Câmara de Timóteo debate políticas públicas para a população LGBTQIA+

TIMÓTEO – Foi realizada nesta quarta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal de Timóteo, uma Audiência Pública com objetivo de discutir as políticas públicas para a população LGBTQIA+.
Organizada pelo vereador professor Diogo Siqueira (PT), a audiência reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais, especialistas, autoridades públicas e demais interessados para um amplo debate sobre o fortalecimento de políticas inclusivas, o respeito à diversidade e a garantia dos direitos da população LGBTQIA+ em Timóteo.

A audiência foi um espaço aberto ao diálogo e à construção coletiva de propostas que possam assegurar dignidade, segurança e igualdade de oportunidades a todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Conferências
Com informações do vereador professor Diogo Siqueira, estão sendo realizadas por todo país as conferências municipais e regionais objetivando discutir de fato os direitos da população LGBTQIA+.
Por outro lado, o vereador informou, que por interlocução do seu mandato, a Conferência do Vale do Rio Doce será realizada em Timóteo, no próximo sábado (24), no plenário da Câmara Municipal de Timóteo. “A audiência pública desta quarta-feira (21) levantará pautas que serão apresentadas na Conferência sobre a população LGBTQIA+ aqui em nosso município”, garantiu o vereador.

4ª Conferência Nacional em Brasília
As conferências nacional, regional e municipal são eventos que discutem os direitos da população LGBTQIA+ e servem como espaço para debates e proposições de políticas públicas. A 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que ocorrerá em outubro de 2025 em Brasília, terá como base as etapas estaduais e municipais que estão sendo realizadas atualmente.
- Etapas Pré-Nacionais:
Desde o segundo semestre de 2024, estados e municípios realizam conferências locais, estaduais e intermunicipais para preparar a 4ª Conferência Nacional.
- Objetivos:
Essas conferências visam identificar as principais demandas da comunidade LGBTQIA+, propor diretrizes para políticas públicas e discutir formas de combater a discriminação e violência.
- Calendário:
As conferências locais são realizadas até maio de 2025, enquanto as estaduais e distritais até agosto de 2025, de acordo com o Decreto nº 12.030/2024.
- A 4ª Conferência Nacional:
A etapa nacional da conferência acontecerá em Brasília, de 21 a 25 de outubro de 2025, com base nas discussões das etapas regionais e municipais.