Guarda de Moçambique de Timóteo estará presente nas festividades das cidades de Sabinópolis e Montes Claros

TIMÓTEO – A Guarda de Moçambique de Timóteo estará presente nas festividades do mês de agosto das cidades de Sabinópolis e Montes Claros. Nos próximos dias 15 e 16/08, o grupo composto por 48 congadeiros timotenses participará da tradicional Festa do Rosário nos dois municípios mineiros, mantendo a tradição das visitas de grupos de congados, uma prática de celebração da fé e da cultura local.
Para Ângela Maria do Carmo, 69 anos, Rainha Conga de São Benedito, integrante da Guarda de Moçambique de Timóteo, é importante esse intercâmbio entre as comunidades para manter viva a resistência e a memória dos tempos de escravidão. “Em nossas visitas sempre participamos de cortejos, missas e louvamos a padroeira dos negros que é Nossa Senhora do Rosário”, conta Ângela.
Segundo Luiz Fabiano dos Santos, capitão-mor e presidente da Guarda de Moçambique de Timóteo, esta é a nona vez que vamos a Montes Claros para prestigiar os festejos. “Pela manhã seguimos o cortejo do Reinado do Divino e à noite participamos das apresentações dos congadeiros na Arena. Ficamos muito honrados e gratos pelo convite”, comenta Luiz Fabiano.
Patrimônio Cultural do Brasil
Em junho deste ano, Congados e Reinados receberam reconhecimento nacional como Patrimônio Cultural do Brasil, mais especificamente sob o título “Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas”. Esse reconhecimento foi oficializado pelo Conselho Consultivo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e abrange as tradições desses grupos nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
O reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil não apenas celebra a rica história e as tradições dos Congados e Reinados, mas também abre caminho para a implementação de políticas públicas que visem a valorização e a perpetuação dessas manifestações culturais.