sábado, abril 27, 2024
DestaquesEducação

“Transformando saberes e inspirando futuros” foi tema de palestra do professor doutor da Unicamp, César Nunes

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na noite de segunda-feira (19) a abertura do ano letivo na sede do Acesita Esporte Clube com a presença de cerca de 600 profissionais da educação entre professores, pedagogos, diretores e vices escolares da rede municipal de ensino. O evento contou com a parceria do Sebrae Minas que, pelo segundo ano consecutivo, estará ao lado do Município no desenvolvimento do programa Educadores do Futuro.

O evento contou com a palestra do professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Filosofia da Educação, César Nunes, que ministrou a palestra “Transformando saberes e inspirando futuros”. Participaram da abertura do ano letivo o prefeito Douglas Willkys; o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), Mauro Guimarães; e Vanessa Carla, representando o Sebrae Minas.

Sob o título “Transformando Saberes, Inspirando Futuros”, o professor doutor César Nunes enfatizou durante a sua palestra sobre a grande luta dos educadores entre a escola do passado e a escola que precisa ser construída para o futuro. “Temos na atualidade uma importante missão de criar uma atmosfera de acolhimento (dos alunos) na educação e nas escolas. Os professores precisam abrir o coração para as crianças ‘empobrecidas culturalmente’ pelo modelo implementado pela televisão e pela internet que é consumista, sexista, violento e explorador”, citou o educador, para quem os professores precisam atuar no sentido de reconstruir o futuro na educação escolar.

Parceria

O prefeito Douglas Willkys se disse satisfeito por poder participar por mais um ano seguido da aula inaugural abrindo oficialmente o ano letivo em Timóteo. Ele aproveitou para agradecer a presença de todos os participantes e reforçou a relevância do Sebrae como parceiro da sua gestão na formação empreendedora dentro das escolas. Por fim ele reiterou o seu compromisso com uma educação de qualidade por meio da qualificação e capacitação dos profissionais de Educação; dos investimentos em andamento na estrutura física e acessibilidade das escolas; entrega de kits com materiais escolares, uniformes escolares e kits de saúde bucal para todos os alunos da rede municipal de ensino

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *