domingo, abril 28, 2024
DestaquesEsportePolítica

12ª edição do Amigos do Wheeling: Sábado às 20h e no domingo de 10h até às 17h

TIMÓTEO – Acontece nesse fim de semana, a 12ª edição de um dos eventos mais aguardados de Timóteo e região: Amigos do Wheeling! Esse ano o evento vai contar com a presença de um piloto de renome nacional: Luquinha Wheeling que tem em seu currículo 6 vitórias em campeonato brasileiro e 10 no campeonato paulista. O encontro dos “wheelings” começa sábado às 20h e vai até no domingo de 10h até às 17h.

O Amigos do Wheeling tem como objetivo divulgar essa modalidade esportiva, esclarecendo como sua prática pode ser algo prazeroso e seguro,  ou seja, abrir esse espaço pra esse novidade, que tem cada vez mais adeptos. A ideia é que o wheeling possa ser praticado de forma segura e em lugares apropriados, coibindo sua realização nas vias públicas, nas quais é considerado uma infração de trânsito perigosa.

Reygler Max, idealizador do evento, conta como se apaixonou pelo esporte e o motivo desse encontro pela 12ª vez. “o Amigos do Wheeling surgiu de uma brincadeira de amigos meus, muitos anos atrás, próximo da data do meu aniversário. Eles queriam fechar as ruas do centro da cidade para fazer manobras radicais com moto, mostrando para a população que, se forem feitas de forma séria e com segurança,  é um evento tranquilo e familiar. Meu intuito é incentivar a prática correta desse esporte. O evento é beneficente, bem organizado, e recebe pilotos iniciantes e profissionais de vários estados do nosso país”, contou Reygler.

Reygler na política

Sempre muito participativo entre amigos, atento às causas sociais e políticas da cidade de Timóteo, Reygler Max entendeu que precisava fazer mais. E no ano de 2019 se candidatou ao cargo de vereador em Timóteo sendo eleito vereador com 734 votos. Um de seus compromissos de campanha política foi lutar pela regularização do da modalidade de wheeling em Timóteo. E assim, honrando sua palavra, o jovem vereador propôs um projeto de lei que reconhece a modalidade esportiva Wheeling no município de Timóteo.

Reygler fala da satisfação em levar como bandeira esse esporte em suas frentes políticas e narra com satisfação, parte do texto da lei. “Hoje como vereador e presidente da Câmara de Timóteo, tenho a honra de levar o nome desse esporte para onde eu vou. No Art. 6º da lei de minha autoria diz o seguinte: Fica incluído no calendário de eventos do município a prática de esporte radical , na modalidade WHEELING. E é por isso, que hoje após o wheeling ser reconhecido oficialmente como modalidade esportiva na nossa cidade, que o evento pode ser realizado com toda segurança e respeitando a legislação”, enfatizou Reygler Max.

O esporte

O wheeling nasceu nos Estados Unidos, na década de 1970, pelo trabalho do californiano Doug Domokos, o “Rei do Wheeling” na época.  Domokos empinava sua moto, controlando-a com o freio traseiro e exibindo suas habilidades. No Brasil, o esporte começou a ficar popular nos anos 1990, existindo atualmente muitos praticantes no país. A modalidade tem crescido, conquistando públicos e foi homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), passando a ser disputada em campeonatos brasileiros em 2013.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *