sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesEducação

“Seminário Lei de Cotas – Entre a Criação e a Ameaça de Extinção” – Inscrições abertas

A programação contará com a presença da Deputada Estadual PT/MG Macaé Evaristo

TIMÓTEO – O Coletivo Roda das Pretas, em parceria com o Sindieletro/MG, convidam para o “Seminário Lei de Cotas – Entre a Criação e a Ameaça de Extinção”, nos dias 26 e 27 de Maio, no Auditório do Metasita. O debate pretende discutir os avanços da lei de cotas e os novos caminhos, além de propor sugestões e alternativas para futuras mobilizações do movimento.

A programação contará com a presença da Deputada Estadual PT/MG Macaé Evaristo, da Pedagoga e Mestre em Gestão Social Benilda Brito, da Professora Reny Batista da Rede Educafro, do Coordenador da Regional Vale do Aço do Sindieletro/MG Ésio Luiz, do Coordenador Geral do Sindieletro-MG – Emerson Andrada e do Advogado e Professor José Vicente.

“Não podemos permitir que a Lei 12.711/2012, que está em processo de revisão após 10 anos, e a Lei 12.990/2014, com prazo de vigência de 10 anos, sejam revogadas e percam sua eficácia. Isso significa que, se não nos opusermos, essas importantes políticas afirmativas serão perdidas. Ainda temos tempo para mobilizar a sociedade e garantir que essas conquistas estejam disponíveis para os grupos “minoritários”. Informação, discussão e mobilização são essenciais” conclui Edna Imaculada cofundadora do movimento.

A Pedagoga e Mestre em Gestão Social, Benilda Brito, também está confirmada

As inscrições devem ser feitas através do link: https://forms.gle/XRtTunz5zPT5UZbz8

ou acessando na pagina da Roda das Pretas no faceboock ou instagram rodadaspretas_ 

Até sexta-feira (26) com direito a certificado de participação.

COLETIVO RODA DAS PRETAS

Criado em 2015 a partir de uma roda de conversa de mulheres da região do Vale do Aço, promove rodas de conversa sobre suas vivencias, suas conquistas e os impactos do racismo na construção de suas identidades. Nestes diálogos puderam apurar como os bloqueios triplos: gênero, pobreza e raça, foram e são enfrentados no cotidiano da região.

A partir de então o Coletivo Roda das Pretas atua na perspectiva do empoderamento de mulheres e tem desenvolvido atividades de ações antirracistas através de cinema comentado, seminários, oficinas, performances culturais, e também pautado diversas atividades em diferentes espaços.

Dentre estas ações a principal é a roda de conversa, que dá a denominação ao Roda das Pretas, como um espaço em que a partir de suas próprias vozes reagem e instauram outros discursos sobre si, problematizando as práticas de silenciamento e de invisibilidade impostas pelo racismo, bem como, denunciam privilégios a respeito das questões de raça, classe e gênero.

As reuniões ordinárias acontecem mensalmente em Coronel Fabriciano, à Rua Jacaraípe, nº 536, B. Giovaninni.

SERVIÇO GRATUITO

SEMINÁRIO LEI DE COTAS – “ENTRE A CRIAÇÃO E A AMEAÇA DE EXTINÇÃO”

Data: 26 de maio – 18h30 às 21h30

e 27 de maio – 9h às 16h30

Local: Auditório Metasita – Av. Monsenhor Rafael, 155, Timirim – Timóteo/MG.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *