segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesEducação

Projeto Controlador Júnior estimula cidadania nas escolas da rede municipal de Ipatinga

IPATINGA – A Secretaria de Educação de Ipatinga e a Controladoria Geral anunciaram na última quarta-feira (26) o lançamento na rede municipal de ensino, o Projeto Controlador Júnior. O trabalho visa estimular a cidadania ativa entre alunos, professores e colaboradores, contribuindo para a propagação de conhecimentos do controle interno quanto à transparência e preservação do patrimônio público, permitindo a reflexão e ação de jovens diretamente em políticas públicas educacionais.

“A ação tem como objetivo desenvolver o exercício de direitos e deveres políticos e sociais no ambiente escolar, focando no reforço dos valores éticos dentro da escola, colocando em prática princípios que regem a administração pública”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Avelar.

Em um primeiro momento serão cinco escolas atendidas com o projeto: Escola Municipal Padre Bertollo, Carlos Drummond de Andrade, Vilma de Faria e Silva, Padre Cícero de Castro e Zélia Duarte Passos. Os alunos participantes estão matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

“Acreditamos que o trabalho conjunto das duas secretarias estimulará o protagonismo na escola, expressando o compromisso com a conservação do patrimônio público, estimulando ações de gestão participativa nas escolas da rede municipal”, destacou o Controlador Geral do Município, Diêgo Tuschtler.

SOBRE O PROJETO

Para o cumprimento de sua finalidade, o projeto conta com uma Comissão Organizadora composta por servidores da Controladoria Geral e Secretaria Municipal de Educação, sendo um professor referência selecionado pela direção/equipe escolar e um monitor, devendo ser este Assistente Administrativo Financeiro.

AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

A avaliação do projeto será realizada por meio de medição do desempenho do Projeto Controlador Júnior de cada escola, e o julgamento da execução quanto ao incremento do sentimento de pertencimento e protagonismo nos estudantes participantes, bem como a promoção de ações de controle social, trazendo melhorias para as escolas.

Ao final, haverá a certificação dos alunos e escolas participantes e a premiação será definida pela SME e Controladoria aos vencedores do Projeto. O cronograma das atividades será pré-definido pela equipe diretiva das escolas participantes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *