domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Alunos da EBA, de Timóteo/MG, vencem no desafio do App da Escola Avançada de Tecnologia

TIMÓTEO – Uma equipe de 6 alunos da Escola Batista de Acesita (EBA), de Timóteo/MG, ganha o 1º lugar na Escola Avançada de Tecnologia (EAT) no desafio App e medalha de bronze na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT)

A Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) é uma iniciativa do Instituto Alpha Lumen de Apoio ao Talento (IAL), do Massachusetts Instituto of Technology Brazil (MIT Brazil) e com o apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que visa incentivar o aprendizado sobre a área de tecnologia e estimular a aplicação desses conhecimentos para solucionar ou amenizar problemas sociais presentes no cotidiano. A

OBT é aberta aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio das Escolas Públicas, Privadas e Institutos Federais.

A equipe “Os Descendentes de Sócrates”, formada por seis alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Batista de Acesita: Sofia Martins, Sofia Goulart, Yves Carvalho, Lucas Toledo, Eduarda Zanetti e Isadora Vasques foi classificada em  1º lugar no desafio App da EAT e em 3⁰ lugar na OBT 2023. A aluna Sofia Martins é quem conta como começou a proposta ganhadora do primeiro lugar:

“Inicialmente nos inscrevemos para a OBT e a nossa missão era descobrir um tema baseado em uma problemática da nossa região para desenvolvermos um aplicativo que promovesse o bem da comunidade. Assim, definimos pela construção do IGNIS, um App que pudesse ajudar no combate às queimadas urbanas que acontecem tão frequentemente em nossa região.”

A primeira fase do desafio foi constituída de provas matemáticas e um vídeo introdutório acerca do assunto abordado. Na segunda fase, os alunos apresentaram a montagem do protótipo do App e conseguiram passar por ambas as fases ganhando a medalha de bronze e a classificação para a Semana de Imersão Tecnológica.  O próximo passo foi o desenvolvimento prático do aplicativo para concorrerem à etapa presencial que avaliaria a execução e a viabilidade do App. E assim, com as etapas realizadas e com o apoio integral da Escola Batista, os alunos se prepararam para a viagem a São José dos Campos/SP.

Durante a terceira fase, participaram da Semana EAT do Instituto Alpha Lumen, na cidade de São José dos Campos, estudantes das escolas públicas e privadas de todo o país no segmento de tecnologias de ponta, medalhistas de ouro, prata e bronze da segunda fase – Nível Médio e os 10 times mais bem pontuados na Prova Optativa de Programação Básica da segunda fase – Nível Médio. Para Sofia Martins a experiência foi transformadora: “nosso conhecimento no âmbito tecnológico foi muito enriquecido, pois tivemos acesso a palestras e atividades de grandes empresas – como Boeing, Microsoft, Ball Corporation e Dassault – que, com certeza, acrescentaram muito na nossa formação acadêmica. Além disso, tivemos contato com culturas e pessoas de todo o Brasil. Com essa oportunidade, foi possível transportar a nossa bagagem regional, vinda do interior de Minas Gerais, para o resto do país.”

No último dia da EAT, a premiação pelo desenvolvimento do App foi realizada e, para surpresa dos alunos, o IGNIS alcançou o primeiro lugar das Escolas Privadas. “Não imaginávamos que o nosso potencial poderia atingir o nível a que chegamos e, depois de muitas apresentações e conversas sobre o aplicativo ao longo da semana da imersão, vimos que realmente havíamos conseguido passar a mensagem de desenvolvimento sustentável proposta pelo desenvolvimento do nosso App”, relata Sofia Martins.

Com a vitória na categoria geral de desenvolvimento do aplicativo IGNIS, “Os Descendentes de Sócrates” receberam, como prêmio, uma viagem ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Sofia Martins finaliza dizendo: “foi muito gratificante para a nossa equipe Ficamos extremamente empolgados com a notícia e com o reconhecimento da nossa capacidade de, ainda jovens, movermos o mundo e transformá-lo da nossa forma, como foi feito por meio da Olimpíada.”

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *