terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesPolítica

TJMG participa de certificação de municípios que atingiram meta vacinal

not-bora-vacinar--2--.jpg

REDAÇÃO – O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alexandre Quintino Santiago, representou na última quarta-feira (19/4) o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante evento de lançamento do Selo Bora Vacinar.

O selo é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Governo de Minas para certificar municípios do estado que alcançaram as metas de vacinação de crianças entre 0 e dois anos de idade. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Representantes de 286 municípios receberam o selo nas categorias Ouro e Prata. Deste total, 67 cidades receberam o selo Bora Vacinar Ouro, por terem atingido as metas de cobertura de todas as 14 vacinas destinadas a crianças de zero a dois anos. 219 municípios receberam o selo Bora Vacinar Prata, por terem atingido as metas de 10 a 13 dessas vacinas. Foi a primeira edição do evento que, a partir de agora, será anual.

O selo foi criado para fomentar ações municipais de incentivo à vacinação, tanto por meio da melhora dos resultados nos municípios que se encontrarem abaixo das metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde, quanto para alcançar níveis melhores de imunização nos demais municípios, contribuindo assim para a prevenção de doenças imunopreveníveis, evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

“O TJMG apoia essa iniciativa e o selo é de suma importância para estimular e incentivar as pessoas a se vacinarem. Algumas doenças que já tinham sido erradicadas no país e estão voltando, como a poliomielite, por exemplo. A vacinação é o melhor caminho para impedir essas e outras doenças”, disse o desembargador Alexandre Quintino Santiago.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *