domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Famílias do Bairro Novo Tempo recebem certidões de propriedade

O prefeito Douglas fez um breve histórico do Programa Viver Legal lembrando que os moradores de outras comunidades também estão tendo acesso ao benefício

TIMÓTEO – Na tarde desta quinta-feira foram entregues títulos de propriedade a 111 famílias de nove ruas; também foram regularizadas praças, becos e área de servidão.O fim da tarde de quinta-feira, 1º de Junho, vai ficar na memória de 111 famílias e autoridades que marcaram presença na solenidade de entrega das certidões de posse de lotes dentro do programa Viver Legal de Regularização Fundiária de Timóteo. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Timóteo com o governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) como parte do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb).

Participaram da entrega o prefeito Douglas Willkys, secretários municipais, representantes da ARMVA e da Câmara de Vereadores, os titulares dos Cartórios de Registro de Imóveis de Timóteo e Coronel Fabriciano, Júlio Andrade Paulo e Vinícius Guimarães, respectivamente. Na abertura da solenidade foram transmitidos dois vídeos com mensagens do vice-governador Professor Mateus Simões e do governador Romeu Zema.

O chefe do Executivo estadual disse que gostaria de ter estado presente em Timóteo por causa da importância desse momento especial para as famílias contempladas com o programa de regularização fundiária. “Essa iniciativa traz dignidade e desenvolvimento uma vez que a partir de agora os legítimos donos podem promover investimentos em seus imóveis sem qualquer receio. Aproveito para parabenizar e fazer aqui o meu reconhecimento pelo trabalho do prefeito Douglas e das equipes do Município e da Agência Metropolitana pelo exemplo que vocês estão dando para o restante do Estado de Minas Gerais”, declarou Romeu Zema.

O titular do Cartório de Registro de Imóveis de Timóteo Júlio Andrade Paulo também mencionou sobre a sua felicidade em participar da solenidade que marcou a entrega das escrituras pelo significado que ela representa na vida das pessoas. Nessa etapa do Programa Viver Legal de Regularização Fundiária de Timóeo está programada a regularização de 365 unidades no Novo Tempo, dos quais 111 foram objeto de titulação na tarde desta quinta-feira. Foram legalizados imóveis situados nas ruas Meteoro, Satélite, Via Láctea, Sputnik, Colúmbia, Apolo, Sirius, Estrela Dalva e Galáxia. Conforme Júlio Andrade foram regularizadas 9 ruas, 2 becos, 3 praças e uma área de servidão.

O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, enalteceu as parcerias com o governo do Estado e com os cartórios para que o sonho da regularização da casa própria no Bairro Novo Tempo se tornasse realidade. “Além da dignidade que esse documento (título de posse) representa o que guardo no meu coração é que ninguém mais tira esse direito (da propriedade) das suas famílias. Fazer esse programa nos enche de orgulho. Por isso é preciso destacar também a atuação dos servidores da Prefeitura e da Agência Metropolitana, pois é um trabalho duro, difícil e que requer muita persistência e dedicação”, destacou.

Douglas fez um breve histórico do Programa Viver Legal lembrando que os moradores de outras comunidades também estão tendo acesso a esse benefício. Ele mencionou as comunidades do Jardim Vitória, Macuco, Ana Rita – Esplanada, Bandeirantes, Novo Tempo e Petrópolis. Em função disso ele reiterou o pedido para que os moradores conversem com os vizinhos que têm dúvidas sobre a seriedade da iniciativa para procurar  o setor de Regularização Fundiária da Prefeitura e providenciar a documentação para legalizar o seu imóvel.

Comemoração

O morador da Rua Meteoro, Eli Ribeiro dos Santos, de 62 anos, estava muito emocionado ao receber a sua certidão de posse. Ele contou que aguardava por esse momento há pelo menos 20 anos e que ao longo desse período não tinha certeza se viveria tempo suficiente para concretizar o seu sonho. “Nem sei o que dizer de tanta emoção. Só mesmo agradecer ao prefeito Douglas e a equipe que realizou esse trabalho maravilhoso. Agora posso dormir tranquilo”, desabafou.

A mesma felicidade foi compartilhada pela moradora da Rua Colúmbia, Lirian Vieira dos Santos, de 66 anos. “Fico com um sensação muito boa de poder concretizar um direito que já era da gente. Sempre tive esperança de que esse dia iria chegar e ele chegou com a graça de Deus. Estou feliz e orgulhosa pois sem o documento a gente não tinha tranquilidade”, contou a moradora que também esperava há mais de 20 anos pelo documento.

Para Mauro Lúcio da Silva, 52 anos, morador da Rua Estrela Dalva, a solenidade de entrega  do título de posse do seu imóvel vai ficar gravado para sempre no seu coração. “Como filho dessa cidade a minha responsabilidade aumenta ainda mais em poder contribuir. Ter em mãos a escritura é motivo de muita alegria. Agradeço ao prefeito Douglas que teve esse cuidado em providenciar as escrituras e dar essa felicidade para todos nós”, reforçou Mauro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *