sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Santana do Paraíso retoma cirurgias eletivas com projeto Fila Zero

SANTANA DO PARAÍSO – Com o objetivo de atender aos usuários que aguardam procedimentos cirúrgicos, a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Saúde, dará continuidade ao projeto Fila Zero. Após processo de licitação, o município já realizou 25 cirurgias, contratadas por meio de credenciamento e pagas com recurso próprio do município. Os procedimentos marcam a retomada das cirurgias eletivas de pequeno e médio porte.

“Mais de 7 mil pacientes que, há anos estavam na fila de espera por consultas, exames e outros procedimentos médicos foram contemplados em Santana do Paraíso, por meio do programa Fila Zero na Saúde, que teve início em 2021. Parte dos pacientes contemplados aguardavam a cirurgia desde 2012. Então, estamos realizando credenciamento de clínicas e hospitais para atender à nova demanda de procedimentos, para, novamente, zerarmos a fila de espera”, apontou a diretora da Regulação da Saúde em Santana do Paraíso, Vera Lúcia Damasceno. Inicialmente, 25 pacientes já realizaram cirurgia de catarata no Instituto Saúde Brasil, em Bom Jesus do Galho. Além das cirurgias de catarata, serão retomadas também as cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas e ortopédicas.

Pelo programa do governo estadual “Opera Mais, Minas Gerais”, o município realizou 42 procedimentos cirúrgicos no Hospital Irmã Denise, em Caratinga, e 37 no Hospital Jaques Gonçalves, em Belo Oriente. Em breve, mais hospitais serão credenciados para ampliar o acesso às cirurgias e atender a todos os novos  usuários que aguardam na fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidade.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *