segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

PMI divulga programação do ‘+ Pecuária Brasil’ a produtores rurais do município

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), realizou nesta quarta-feira (22) a divulgação do Programa ‘+ Pecuária Brasil’ aos produtores rurais do município. A palestra foi ministrada no Sebrae, pela médica veterinária e coordenadora da iniciativa em Ipatinga, Miriam Pais, e contou com a participação da comunidade, além de técnicos da Emater e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A reunião objetivou informar aos pecuaristas do município sobre os requisitos necessários para que sejam cadastrados no programa ofertado por meio de acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Ipatinga e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais. O ‘+ Pecuária Brasil’ oferece inseminação artificial por tempo fixo (IATF) e ultrassonografia das fêmeas bovinas. E todas as etapas são gratuitas.

Segundo Tiago Henrique Pena Moreira, fiscal agropecuário, engenheiro agrônomo e chefe do Escritório Seccional do IMA em Ipatinga, o programa é uma oportunidade para os produtores regularizarem as pendências relacionadas à sanidade dos animais junto ao órgão de fiscalização estadual.

“Os produtores aptos a participarem do programa devem solicitar ao IMA o certificado de que as vacas estão vacinadas contra a brucelose e a febre aftosa, que são doenças de relevância para a saúde pública e para a sanidade dos rebanhos. A exigência da vacinação em dia contribui para aumentar a taxa de vacinação contra as doenças citadas, gerando benefício para a sociedade que consumirá produtos de origem animal de boa qualidade”, destaca.

Alessandra Araújo de Vasconcelos Freitas, extensionista da Emater, ressalta a importância da parceria entre a empresa de extensão rural e a prefeitura na implantação de políticas públicas voltadas para a cadeia produtiva da bovinocultura no município, o que resulta no aumento da produtividade, renda e melhoria da qualidade de vida do produtor.

As inscrições para o programa permanecerão abertas durante todo o ano e deverão ser realizadas de segunda a quarta-feira, na Sala Mineira do Empreendedor, que fica localizada no segundo andar da Prefeitura (avenida Simón Bolívar, 789 – Cidade Nobre – sala 218).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *