domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolícia

Mineira de Caratinga morre na travessia da fronteira entre o México e os Estados Unidos

CARATINGA – A mineira Márcia Cristina Dutra, de 36 anos, morreu após atravessar ilegalmente a fronteira entre o México e os Estados Unidos, na última quinta-feira (20). Ela era de Caratinga, no Leste de Minas, tinha asma e faleceu após passar mal durante o trajeto. O corpo foi encontrado por socorristas da Califórnia.

À reportagem da emissora Inter TV, familiares da vítima contaram que Márcia não sabia da existência das longas caminhadas durante o trajeto para cruzar a fronteira. Segundo o Consulado do Brasil nos EUA, a mulher parou no meio do caminho, sentou, desmaiou e não acordou mais.

A família, em entrevista à TV, explicou que Márcia foi diagnosticada com asma ainda muito jovem e precisava usar bombinha e outros medicamentos, e que resolveu ir aos Estado Unidos à procura de uma vida melhor para ela e a filha, de 11 anos.

O namorado dela já estava lá há cerca de dois meses. Segundo relato da família, Márcia era uma mulher “sonhadora” e uma “mãe batalhadora”. Agora, os parentes arrecadam dinheiro para o translado do corpo. Na internet, também há uma vaquinha para arrecadar fundos.

O brasileiro entrou em contato com a equipe do g1 depois de ter visto a reportagem sobre a caratinguense em uma rede social.

Ele contou que conheceu Márcia em um hotel no México e conversaram. Foi quando ela contou para ele que tinha asma. Ainda, disse que ela estava bastante tranquila, feliz e fazia planos para o futuro nos Estados Unidos.

Passou mal após fugir de policiais

Um homem que também fazia a travessia, contou que antes de o grupo chegar à fronteira dos Estados Unidos, policiais do México apareceram e atiraram diversas vezes contra as 70 pessoas que tentavam atravessar, dentre elas, crianças.

Segundo ele, todos começaram a correr. A mineira, por não conhecer o local, foi em direção a alguns morros e ele acredita que o esforço para fugir dos disparos possa ter desencadeado a falta de ar e a crise de asma.

Depois disso, o homem conta que, assim que Márcia entrou no estado americano, sentou em uma pedra para descansar, enquanto os outros seguiam viagem. Ele ainda explicou que o grupo, quando chegou ao consulado brasileiro, pediu resgate para a mulher. Os socorristas norte-americanos foram de helicóptero até o local mas, ao chegarem, constataram que ela já estava morta.

O homem ainda afirmou que, além de Márcia, outras pessoas passaram mal durante a travessia, incluindo mulheres e crianças. Segundo ele, algumas chegaram a desmaiar por causa do calor.

Fonte: G1 Vales de Minas Gerais

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *