sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Capacitações do programa da Anglo American para desenvolvimento da cafeicultura regional são iniciadas

REDAÇÃO – Foram iniciadas as capacitações técnicas objeto da primeira fase do desenvolvimento da cadeia produtiva do café, integrante do Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo da Anglo American. Realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, a ONG TechnoServe Brasil, a Emater, os sindicatos de produtores rurais, as prefeituras locais, entre outros parceiros, a iniciativa contemplará nesta fase 52 cafeicultores dos municípios mineiros de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Serro, Datas, Gouveia e Presidente Kubitschek.

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo, a Anglo American realizou estudos técnicos, diagnósticos, pesquisas e consultas que identificaram o café como cadeia produtiva com grande potencial para geração de renda e criação de empregos, considerando a compatibilidade agronômica e as características da região composta pelos municípios beneficiados. “Analisamos inúmeras alternativas econômicas e constatamos, junto aos nossos parceiros, que o café oferece oportunidades de contribuir de maneira expressiva e sustentável para o desenvolvimento do território, conciliando interesses e vocações locais com um ambiente propício. Do ponto de vista da demanda, observamos que o mercado cafeeiro nacional e internacional tem requerido maiores volumes de produção e níveis de qualidade mais rigorosos – fatores que podem ser compatíveis com a dinâmica da agricultura que o programa visa desenvolver”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Institucional da Anglo American.

Desta forma, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltada aos produtores selecionados pelo programa visa contribuir para o desenvolvimento independente, escalável, inclusivo e sustentável dos negócios em café, direcionando para a maximização da qualidade de vida em comunidades anfitriãs da operação da Anglo American, além de regiões mais amplas do que a área de influência direta da empresa em Minas Gerais. Participam do programa novos produtores e produtores já ativos. Entre o conteúdo que será abordado de forma coletiva durante as capacitações, estão técnicas de adubação, custos de produção, e manejo integrado de pragas e doenças.

“O programa tem uma visão de longo prazo, fundada em parcerias para desenvolver a cafeicultura como alternativa econômica para a mineração”, ressalta Guimarães.

A previsão é que a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) dure até o fim deste ano. O programa inclui ainda etapas de apoio a temas, como regulamentação fundiária, desenvolvimento de associações e cooperativas do café, monitoramento dos negócios ligados aos produtores selecionados, entre outras atividades.

Sobre a Anglo American 

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *