sábado, abril 27, 2024
Cultura e EntretenimentoDestaquesEducação

Seguem até 31 de maio as apresentações gratuitas do Teatro MudaMundo | Aperam patrocina o projeto

REDAÇÃO – Depois alcançar mais de 630 professores nas de oficinas realizadas em abril e início de maio, o Projeto MudaMundo está no Vale do Jequitinhonha com a temporada de teatro nos municípios de Minas Novas, Turmalina, Veredinha, Capelinha e Itamarandiba. Até 31 de maio, o grupo mineiro Real Fantasia realiza 27 sessões de teatro gratuitas (já foram quatro em Minas Novas e amanhã tem mais), encenando as histórias de João e seus amigos para contribuir com a mudança do mundo (mais detalhes na agenda abaixo). Em breve, Timóteo e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, também receberão as atividades.

O projeto, que nasceu há mais de 16 anos, tem o propósito de colaborar com os educadores no resgate de valores em sala de aula. Além das oficinas e apresentações teatrais, contempla ainda a distribuição de 44.400 livros da série MudaMundo, de autoria de Caio Riter, para as bibliotecas escolares dos municípios, 7.400 kits incluindo cadernos com sugestões de atividades para o professor.

A iniciativa aposta no fomento do protagonismo infantil e no papel disseminador de bons exemplos do professor. Nas histórias da série de livros, a personagem principal é o menino João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças. Por meio das aventuras do João e de seus amigos, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas atitudes no seu dia a dia.

As atividades são patrocinadas pela empresa Aperam por meio da Fundação Aperam Acesita. A instituição incentiva o desenvolvimento de projetos e ações sociais diretamente ligados a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas no Vale do Aço e no Vale do Jequitinhonha, que são áreas de abrangência e atuação da Aperam. “As práticas propostas pelo projeto MudaMundo, ao valorizar o papel do professor e ao promover consciência ambiental e valores cidadãos, compactuam com os objetivos da Fundação Aperam Acesita”, afirma Venilson Araújo Vitorino, Gerente Executivo – Fundação Aperam Acesita.

O MudaMundo é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.

AGENDA  * MINAS NOVAS

22/5/23

14h – Local: Escola Municipal Josefina Procópio

Comunidade Poço Dantas

23/5/23

VEREDINHA

10h e 13h – Local: Esc. Mun. Joaquim Ferreira de Macedo

Rua Israel Pinheiro s/n

24/5/23

10h – Local: Escola Municipal João Corujas

Distrito Mendonça, Rua Guaxupe s/n

25/5/23

10h e 15h30min – Local: Escola Estadual Antonio Fernandes de Oliveira

Av. Senhora do Socorro, 110

26/5/23

CAPELINHA

8h, 9h30min e 13h – Local: Polo UAB Capelinha

Quadra Feliz – Rua das Flores, 955 – Centro

29/5/23

9h30min e 13h – Local: Escola Municipal Ana Lúcia Barbosa

Povoado Chapadinha

30/5/23

ITAMARANDIBA

9h, 13h e 15h – Local: Casa da Cultura João Bosco Campos

Largo do Souza

31/05/23

8h, 10h e 13h – Local: Casa da Cultura João Bosco Campos

Largo do Souza

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *