domingo, abril 28, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Neste domingo, CineSolarzinho fará sessões gratuitas de cinema em Santana do Paraíso

SANTANA DO PARAÍSO – Com apoio da Prefeitura de Santana do Paraíso, a experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega ao município com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Serão exibidos curtas infanto juvenis que abordam temáticas de recortes ambiental e de colaboração, diversidade e brincar, no domingo (19/03), a partir das 18h30, no Espaço Ângelo Romão, no bairro Ipaba do Paraíso.

As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. “O evento é uma importante oportunidade para promover lazer e educação sustentável aos moradores do bairro Ipaba do Paraíso”, aponta a Secretária Municipal de Educação e Lazer de Santana do Paraíso, Janice Alves da Silva.

O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

“Ser parceiro do CineSolar é muito significativo para nós porque este é um projeto que trabalha a sustentabilidade de forma prática, no dia a dia, apontando soluções para melhorar a vida de todos, em uma abordagem que tem sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale. É uma alegria participar de mais esta edição”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e diretor de Mudanças Climáticas, Natureza e Iniciativas Culturais da Vale.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

“Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

A 3ª edição do CineSolarzinho é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Ciranda de Filmes, da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da Associação de Habitação Pró Desenvolvimento do Bairro Ipaba do Paraíso. É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro, presencial ou on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Santana do Paraíso foi com os alunos da Escola Municipal Maria Ivone Damasceno, na quinta-feira (09/03), das 8h às 11h.

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.

PROGRAMAÇÃO

Santana do Paraíso/MG

Sessões de Cinema

Data: Domingo (19/03)

Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

19h30 – 2ª sessão: curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar

Entrada: gratuita – não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Espaço Ângelo Romão – Rua Ângelo Romão – Ipaba do Paraíso- Santana do Paraíso/M

Local em caso de chuva: Quadra da Escola Municipal Maria Ivone Damasceno – Rua José Liberato, 17 – Ipaba do Paraíso

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *