sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesEducação

E.E. João Cotta conquista a terceira colocação de melhor equipe de Judô no JEMG | Conquista inédita

TIMÓTEO – O município de Timóteo teve um desempenho de destaque na fase de encerramento dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2022, realizada na semana passada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A etapa final contou com a participação de 26 alunos-atletas, de 12 a 17 anos, de escolas das redes pública e particular que participaram com o apoio da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação. Além de medalhas, a delegação de Timóteo trouxe a conquista inédita de terceira melhor equipe na modalidade Judô, alcançada pela Escola Estadual João Cotta de Figueiredo.

Situada no Distrito de Cachoeira do Vale, a Escola João Cotta foi um dos grandes destaques da fase estadual do Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).  Com o desempenho de seus alunos, sob o comando do Sensei Max Frances, a escola trouxe para Timóteo, o troféu de terceira melhor equipe de todo estado de Minas Gerais. A classificação inédita da escola e do município no JEMG foi resultado das medalhas conquistadas pelos alunos em suas respectivas categorias e faixa etária, entre elas a do título de campeão estadual pelo aluno Luciano Júnior Vieria Silva (Masc. I, Leve). O município de Timóteo também conquistou vice-campeonato estadual de judô ainda pelo aluno Marco Júnior Alves Oliveira (Masc II, Leve), da Escola Estadual Antônio Silva.

A Escola João Cotta conquistou outros quatro terceiros lugares na modalidade de judô, com os alunos Matheus Ferreira Cadetti (Masc II, Meio Leve), Isabela Oliveira Assis Castro (Fem II, Ligeiro), Madson Henzo Silva Santos (Masc I, Médio) e Leandro Sá Ribeiro (Masc I, Meio Médio). O aluno Luciano Silva, além de sagrar-se campeão estadual de sua categoria, de quebra garantiu o seu passaporte para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s) que estão sendo retomados após quase duas décadas de interrupção. Os JEB’s terão sede na cidade do Rio de Janeiro, no período de 29 de outubro a 05 de novembro, com disputas em 17 diferentes modalidades esportivas, reunindo uma estimativa de mais de seis mil alunos, de todos os estados brasileiros.

Técnico da equipe de judô de terceiro melhor desempenho estadual do JEMG-2022, o professor Max Frances avaliou como acima das expectativas iniciais o resultado alcançado. “Além de projetar o nome da cidade para toda Minas Gerais, os alunos passam a estar mais motivados e acabam por servir de espelho para os iniciantes nas práticas esportivas, especialmente, na modalidade que mais medalhas trouxe para Timóteo”, destacou o Sensei, que também reconheceu e agradeceu o empenho e apoio da administração municipal para garantir a participação dos alunos nesta fase dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

A delegação timotense chefiada pelo Professor Thiago Felix Pereira, da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ainda conquistou mais uma medalha de bronze, com o terceiro lugar estadual de Tiago Lopes Fernandes Pimentel, na prova de 50m costas, na modalidade natação, módulo I. O aluno do CECMG tem como técnica a professora Thaísa Almeida. Também integrou a delegação timotense, a Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks.

Estreante na função de chefe da delegação, o professor Thiago Pereira se disse agradecido pela oportunidade. Segundo ele, a atual gestão da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem sido eficaz na garantia do apoio ao esporte especializado e ao esporte educacional. “E esta estratégia, certamente, resultará além das contribuições na formação de crianças e adolescentes, numa nova geração de talentos esportivos para a cidade de Timóteo”, apontou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *