sábado, abril 20, 2024
DestaquesEducação

22,3 milhões de crianças e adolescentes usam a internet no Brasil, segundo pesquisa

REDAÇÃO – Não é segredo para ninguém que as redes sociais são majoritariamente utilizadas e compostas pelos jovens, sejam eles crianças ou adolescentes. E, dizem por aí que, as faixas etárias acabam variando entre as redes sociais, os mais jovens estão no TikTok (a rede social mais “jovem”), enquanto que os adultos estão mais presentes no Facebook e no Instagram (redes “mais velhas”).

Mas, como está dividido esse acesso à internet e às redes sociais, fazendo um recorte na realidade das crianças e jovens do Brasil? Bom, para responder essa (e outras) pergunta a TIC Kids Online divulgou ontem (16/08) o resultado da sua pesquisa.

Entre vários dados interessantes, destacamos que 93% das crianças e adolescentes do país, entre 9 e 17 anos, são usuárias de internet, o que equivale a 22,3 milhões de pessoas conectadas à internet. Confira abaixo outros resultados da pesquisa e como ela foi realizada.

Informações sobre a pesquisa

Os dados da pesquisa são relativos ao ano de 2021, o primeiro ano oficial pós pandemia, o que tem um peso significativo. Afinal, os 2 anos de pandemia causaram um impacto muito grande na área da tecnologia.

Trabalhos remotos, o aumento dos pedidos via delivery, o crescimento do e-commerce, a explosão das plataformas de streaming, o boom das redes sociais como Instagram e TikTok a super-produção dos podcasts no Youtube, enfim, foram vários os canais e plataformas que nasceram e se desenvolveram nesse período.

Portanto, há diferenças significativas com o último ano da pesquisa (2019), como por exemplo, o aumento de 79% para 92% do número de crianças entre 9 e 10 anos que acessam a internet no Brasil. Ou o aumento de 75% para 90% do número de usuários de internet nas regiões rurais.

Confira como foi realizada a pesquisa a seguir.

O que é o TIC Kids Online?

De acordo com o site oficial do Cetic Br, a pesquisa TIC Kids Online Brasil tem como objetivo gerar evidências sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil.

Realizada desde 2012, a pesquisa produz indicadores sobre oportunidades e riscos relacionados à participação on-line da população de 9 a 17 anos no país. O único ano que a pesquisa não foi realizada foi 2020, por causa da pandemia.

Metodologia

Para essa pesquisa, foram entrevistadas 2.651 crianças e adolescentes de todo Brasil, com idades entre 9 e 17 anos, e seus pais/responsáveis. O levantamento foi feito entre outubro/2021 e março/2022. A metodologia utilizada foi de entrevistas Face-a-face e o objetivo é compreender de que forma a população de 9 a 17 anos de idade utiliza a Internet e como lida com os riscos e as oportunidades decorrentes desse uso.

Resultados regionais

A pesquisa foi realizada em todo território nacional e por isso, podemos ter uma noção mais regional de como está o acesso à internet pelo país. Por exemplo, a região Sul é a que tem o maior número de crianças e adolescentes usuários de internet, com 98% do total. Enquanto que a Região Norte é a que tem a menor porcentagem, com 87% do total de crianças e adolescentes, que são usuários da internet.

Em relação ao contexto domiciliar, 11,9 milhões residiam em domicílios apenas com internet, enquanto 12,3 milhões residiam em domicílios com computador e internet. Do outro lado, 2,1 milhões vivem sem computador e internet em casa e 161 mil com apenas o computador.

Dispositivos mais utilizados

Outro dado interessante é o dispositivo predominante desse acesso a internet. Com 93% dos casos, o aparelho de celular é o dispositivo mais utilizado por crianças e adolescentes para acessar a internet. Logo em seguida vem a Televisão, com 58%, depois o computador com 44% e, por fim, o videogame com apenas 19%.

Além disso, 78% dos usuários de planos de internet de 9 a 17 anos reportaram que possuem um telefone celular, sendo que 53% dos usuários de internet, nessa faixa etária, acessam a internet exclusivamente pelo celular. Interessante notar que, nas classes D e E,  78% das crianças e jovens acessam a internet exclusivamente pelo celular, ao contrário das classes A e B, sendo apenas 18%.

Uso das redes sociais

Em relação às redes sociais, 78% dos usuários de internet, com idades de 9 a 17 anos, acessaram alguma rede social, o que é um aumento significativo para antes da pandemia, quando eram 68% em 2019.

Falando especificamente sobre cada rede social, o WhatsApp segue na liderança com 80% dos usuários de internet, nessa faixa etária, utilizando o aplicativo. Já o Instagram vem em 2ª lugar com 62%, seguido de perto pelo TikTok, a sensação do momento, com 58%. Por fim, o Facebook teve uma queda no número de usuários, saindo de 66% em 2018, para 51% em 2021.

No geral, 88% dos usuários de internet de 9 a 17 anos possuem perfil em redes sociais e a tendência é aumentar.

Por fim, a pesquisa deixa claro que não é apenas perguntar quantas vezes acessamos a internet por semana, mas sim, como esse acesso é feito e com que finalidade? Como vimos, o acesso tem aumentado, mas o conhecimento e as oportunidades, aumentaram também? Fica a pergunta no ar.

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/pesquisa-internet-jovens/

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *