domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Vila de Salto Grande é pauta de reunião entre Prefeitura de Braúnas e Governo de Minas´

BRAÚNAS – O prefeito de Braúnas, Jovani Duarte, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Célio Alves se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento de Estado (SEDE), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na última quinta-feira (17), com a Secretária Adjunta, Kathleen Garcia para tratar de ações de desenvolvimento no município.

Na oportunidade, foi entregue uma carta de intenções  para conseguir a concessão da Vila dos Operários de Salto Grande, junto à Cemig, no intuito de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Consta no documento ações que poderão ser desenvolvidas por meio do turismo e ações sociais beneficiando as comunidades circunvizinhas, sendo toda manutenção, conservação e investimento por conta do município.

Hotel
Escola

Com aproximadamente 48 casas, hospital, abatedouro, igreja, escola, clube e hotel, a Vila dos Operários de Salto Grande, hoje está praticamente abandonada e sem serventia para a empresa. A Vila foi construída pela Cemig, na década de 60, para proporcionar infraestrutura aos empregados da Cemig que trabalhavam na Usina Hidroelétrica de Salto Grande, localizada no município de Braúnas, aproximadamente 5km da sede. Ladeada por um cinturão verde, próximo a Central da Usina, Salto Grande tornou-se uma jóia cobiçada pelo município.

Para o prefeito de Braúnas, Jovani Duarte, era uma oportunidade da Cemig fazer uma contrapartida social pelos 60 anos em que a Usina funciona no município. Além de um visual lindo, existe uma infraestrutura completa e parada o que facilita a implementação de uma série de programas e ações para a comunidade.

“Se a concessão passar para o município será benéfico não só para o Braúnas, mas para todos os municípios vizinhos. A Vila é um cartão postal da nossa cidade. Nada mais justo do que devolver esse atrativo para os próprios braunenses. Temos inúmeras comunidades rurais em seu entorno e a infraestrutura ali está parada, pode ser transformada em Unidade de Saúde, Escola, área de lazer, pois tem piscina e campo de futebol e muito mais. Porém, é importante que o município esteja à frente. Acredito que a Cemig, irá privilegiar Braúnas nesse sentido”, pontuou o prefeito.

Já a Secretária adjunta, Kathleen Garcia, ficou admirada com o potencial e beleza do local. De acordo com a Secretária, é importante o município ter um estudo bem detalhado para uma condução desta iniciativa junto com a diretoria da Cemig. O deputado estadual, Neilando Pimenta e o deputado federal, Zé Silva, tem acompanhado todas as tratativas e trabalhado do prefeito nesse projeto para alavancar o desenvolvimento sustentável do município com a Vila de Salto Grande.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *