segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolícia

Roubo de motos no Vale do Aço atormenta motociclistas

Foto envia pelo proprietário

FABRICIANO – O risco de roubo de moto atormenta os motociclistas no dia a dia do trânsito em várias cidades, principalmente no Vale do Aço. O veículo de duas rodas é mais vulnerável por natureza, além de ser muito visado pelos bandidos, que as usam para cometer assaltos.

Os pilotos tentam se defender como podem das ações dos criminosos. De equipamentos de segurança ao comportamento no guidão, várias estratégias podem ser usadas para evitar a perda do bem.

O morador de Fabriciano, Renê Max, mesmo tomando todas a precauções, teve a sua moto roubada há seis meses na Rodoviária Velha de Coronel Fabriciano. Segundo ele, o seu veículo usado exclusivamente para o trabalho, foi roubado e até o momento não foi encontrado pela Polícia. Segundo Renê, as câmeras instaladas nas proximidades onde o fato ocorreu, mostraram um rapaz levando a moto no sentindo a BR-381. “São seis meses de procura”, afirmou Renê.

A moto do Renê é uma Honda 150 ano 2005, placa HCR 1A64, cor preta. Qualquer informação  pode ligar para o disk denuncia 181 ou 190 polícia militar. Sem perder a esperança para encontrá-la, Renê Max mantém a oferta de recompensa.


Veja 6 dicas para prevenir o roubo de moto


1. Uso de correntes, travas e cadeados

Para proteger a moto, muitos proprietários utilizam as tradicionais correntes, por possuírem grande resistência — hoje em dia existem alguns modelos protegidos com capas plásticas, para não riscarem a moto. Além disso, há as travas metálicas, que podem ser colocadas no disco de freio ou na coroa da motocicleta. O mercado automotivo também dispõe de diferentes modelos de cadeados para moto, que servem tanto para amarrar a roda dianteira quanto a traseira.

Correntes, travas e cadeados são úteis para evitar o furto da moto, ou seja, quando o criminoso age sem ter contato com o proprietário do veículo. Além desses três dispositivos de segurança, também é essencial utilizar a opção de travamento do guidão, que já vem incluída de fábrica em quase todas as motos atualmente.

2. Cuidado ao estacionar e ao parar

Na correria do dia a dia, existem pilotos que às vezes esquecem a chave na moto. Isso, sem dúvida, facilita a ação de bandidos. Além disso, na hora de estacionar, é importante checar se não há movimento de pessoas suspeitas no local.

De preferência, é recomendável deixar a moto parada em lugares cobertos e seguros, como garagens. Se possível, pare a motocicleta perto de câmeras de vigilância.

3. Rastreadores para combater roubo de moto

Para lutar contra a ação criminosa, o motociclista precisa também utilizar a tecnologia. Por exemplo, existem no mercado automotivo vários modelos de rastreadores, que indicam a localização exata do veículo. Com isso, é possível passar para a polícia as coordenadas do paradeiro da moto.

O rastreador, portanto, pode ser muito útil no roubo de moto propriamente dito, isto é, quando há contato entre o criminoso e o proprietário do bem.

4. Sensores de presença e imobilizadores

Hoje em dia, as chaves das motos já possuem tecnologia agregada, que impedem o acionamento do veículo sem a chave vinda de fábrica. Alguns modelos de bloqueadores só deixam a moto ser ligada se houver um sensor de presença por perto. Além disso, imobilizadores não permitem que seja dada partida no veículo, bem como travam a bomba de combustível da moto.

5. Alarmes

O alarme é um dos dispositivos mais comuns de proteção contra a ação dos bandidos. Afinal, o aparelho emite um sinal sonoro forte, que atrapalha o furto e, em alguns modelos, também envia um sinal para o celular do proprietário.

Hoje em dia já há motocicletas que vem de fábrica com alarme. Em outros casos, o proprietário precisa instalar o dispositivo. Nesse caso, é importante realizar o serviço em locais especializados, que possuam o conhecimento técnico necessário para não danificar as partes elétrica e eletrônica da moto.

6. Atenção na hora de pilotar

Como na moto o piloto fica exposto, diferentemente do motorista de carro, é preciso ter mais cuidado na hora de trafegar. Por exemplo, evite andar à noite em locais desconhecidos, principalmente, se estiver sozinho na via.

Além disso, quem faz filmagens dos percursos, é necessário cuidar para não mostrar exatamente o trajeto de casa. Afinal, um vídeo na internet pode ser “o mapa” que uma pessoa mal intencionada precisava para realizar um crime.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *