domingo, abril 28, 2024
CidadesDestaques

Projeto de associativismo e cooperativismo desenvolve de negócios na bacia do rio Doce

REDAÇÃO – Como forma de fortalecer o cooperativismo e o associativismo nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a Fundação Renova criou o projeto de Desenvolvimento e Fortalecimento de Empreendimentos de Base Solidária (EBS) e de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ao todo, 20 empreendimentos foram apoiados pelo projeto, sendo 15 em Minas e 5 no Espírito Santo.

A iniciativa desenvolvida em parceria com as consultorias DVF e a PLAN ao longo de dois anos possibilitou a formalização e regularização dessas associações participantes e a capacitação dos membros em gestão e finanças, além de permitir a inserção delas no mercado e o aumento na geração de renda.

Inicialmente, as assistências foram realizadas de forma presencial. Contudo, com a pandemia, o trabalho com essas entidades aconteceu de maneira remota.

“As consultorias proporcionaram aos empreendimentos envolvidos, a partir de uma análise detalhada de suas principais fragilidades, conhecimentos em gestão, planejamento e visão de mercado. Proporcionaram a eles novas vias de atuação, aperfeiçoamento e oportunidades” diz o analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Kadio Aristide.

DVF Consultoria

Nos municípios de Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais; e Linhares e Colatina, no Espírito Santo, as ações foram realizadas pela DVF Consultoria. Foram 1.760 horas de consultoria para nove Empreendimentos de Base Solidária (EBS); cerca de 176 associados; 44 oficinas ministradas; 176 horas de treinamento; 265 reuniões de planejamento, alinhamento e assistências; dez planos de negócios; 12 diagnósticos elaborados; e foram criadas logomarcas e redes sociais implantadas. Além disso, 100% das associações foram formalizadas e/ou regularizadas e R$ 27 mil foram investidos na aquisição de máquinas e materiais diversos.

“A partir da consultoria, a Associação de Mulheres Artesãs de Itueta (AMAI) conseguiu entender a necessidade de desenvolver relacionamento com o mercado, com clientes, de ampliar consumidores e potenciais parceiros. O trabalho desenvolveu tanto a parte do amadurecimento do coletivo quanto a regularização dos grupos”, diz Leyse Ferreira, analista de Economia e Inovação da Fundação Renova.

Além da AMAI, outros Empreendimentos de Base Solidária (EBS) atendidos pela DVF no Vale do Rio Doce são: Associação dos Artesãos de Aimorés – Arte da Terra; Associação dos Catadores Unidos de Resplendor (ASCAURES) e Feira do Empreendedor, em Resplendor.

PLAN Consultoria

Ao todo, 11 EBSs dos municípios mineiros de Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca, Periquito e Governador Valadares foram atendidos pela PLAN Consultoria. Foram 1.068 pessoas impactadas direta e indiretamente; três empreendimentos formalizados; 190 horas de capacitações em 95 sessões, para sete EBSs; seis planos de negócios desenvolvidos; e quatro mídias sociais criadas.

No Vale do Rio Doce, as associações de pescadores se destacam entre os Empreendimentos de Base Solidária (EBS), atendidos pela PLAN: Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce (APARD), de Governador Valadares; Associação dos Pescadores de Rio Doce (ASPERDOCE), do município de Rio Doce e Associação dos Pescadores Ilheiros de Pedra Corrida (ASPIPEC), de Pedra Corrida, distrito de Periquito.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *