quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Prefeitura de Ipatinga segue monitorando a cidade e faz balanço de chuvas

IPATINGA – Diante das fortes chuvas que caíram no Vale do Aço no fim de semana, a Prefeitura de Ipatinga segue monitorando a cidade, em especial os locais de risco. No período de 05 a 10 de janeiro, choveu aproximadamente 185 mm, e são esperados 42 mm para as próximas 24 h.

As equipes da Defesa Civil estiveram nas ruas durante todo fim de semana e segundo relatórios, Ipatinga registrou ocorrências de natureza leve, como alguns pontos de alagamentos e deslizamentos de terra. Os rios, córregos e ribeirão da cidade tiveram elevação no nível de água, mas sem qualquer ocorrência de transbordo e estão sendo monitorados.

Ocorrências mais significativas

Na madrugada desta segunda-feira (10), parte de uma residência cedeu na Avenida JK, no bairro Jardim Panorama. De acordo com a Defesa Civil, a construção está irregular, o que pode ter ocasionado problemas na sua estrutura.

Os moradores foram retirados do local em segurança e encaminhados para casa de familiares, além de orientados sobre a solicitação do aluguel social.

No bairro Parque das Águas, houve queda parcial de um muro em um residencial.

DICAS DA DEFESA CIVIL

Evite ficar próximo de encostas e de margens de córregos e rios; Nunca se abrigue embaixo de árvores e edificações em ruínas; Não deixe lixo nas ruas. Além de potencial criadouro do mosquito transmissor da dengue e outros vetores, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios está sujeito a ser deslocado pela enxurrada, o que compromete o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos. A remoção e limpeza dos entulhos dos quintais evita acúmulo de água e também melhora o escoamento durante a chuva, minimizando as possibilidades de produção de larvas de Aedes Aegypti.

Se observar rachaduras, trincas e afundamento nas paredes, muros e pisos, contate imediatamente a Defesa Civil.

Quem estiver em área de risco, não fique em casa, procure um local seguro. O telefone da Defesa Civil é o 199 ou 3829-8414.

A Prefeitura de Ipatinga preza pela segurança de todos os cidadãos e está atenta às ocorrências, além de trabalhar na prevenção.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *