domingo, abril 28, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Prefeitura de Dionísio inicia estudo para elaboração de Projeto de Revitalização do Ribeirão Mombaça

DIONÍSIO – A Prefeitura de Dionísio, através da Chefia de Gabinete e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a parceria da ArcelorMittal Bioflorestas inicia estudo para elaboração do Projeto de Revitalização do Ribeirão Mombaça, um dos principais afluentes do Rio Doce, cuja extensão se encontra no território do nosso Município.

“A limpeza e desassoreamento são ações essenciais para manter o Mombaça em seu leito, prevenindo alagamentos, preservando a vida e o patrimônio de todos. Nossa Administração tem compromisso com o Meio Ambiente e com o mais valioso recurso natural, que é a água. Junto com o Prefeito Nando, e com o total apoio e parceria da Arcelor, estamos empenhados em conseguir os recursos e os licenciamentos necessários para executar esta obra de grande valor para os dionisianos.” destacou o vice-Prefeito Marciny Martins Pereira.

A avaliação prévia realizada no leito do Ribeirão Mombaça foi realizada por técnicos e engenheiros ambientais da Construtora Vale Verde, de Itabira, empresa especializada em construção civil pesada, que vieram em Dionísio a convite do Município e da ArcelorMittal Bioflorestas.

As ações previstas para a elaboração do Projeto, após aprovação dos órgãos ambientais de controle vão contemplar a limpeza das margens e do curso d’água, com remoção de areia, lodo e sedimentos acumulados pelo desbarrancamento natural, e a ampliação da rede de drenagem no entorno do Distrito de Baixa Verde, aumentando a fluidez da água evitando alagamentos pela saída da calha.

A delimitação de Áreas de Preservação Permanente e a conclusão do cadastro de preservação das nascentes no entorno já se encontram sendo realizadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O estudo técnico, ainda na fase inicial, prevê a mobilização de esforços da Prefeitura para a captação dos recursos, elaboração do Projeto e execução da Obra.

Ainda no Distrito de Baixa Verde, a Prefeitura também realiza, em parceria com a Fundação Renova, a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e ampliação da rede de coleta de esgotamento sanitário doméstico, obra que já se encontra em fase final de conclusão.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *