terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesPolícia

Ipatinga anuncia o Concurso Público da Guarda Civil Municipal | 200 vagas, com 20% para mulheres

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã), anunciou a divulgação da minuta oficial do Edital da Guarda Civil Municipal, que deverá ser publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (22).

“É mais um passo rumo à concretização de um sonho antigo da comunidade, proporcionando mais bem-estar a todos. A nossa Guarda Civil Municipal de Ipatinga hoje é uma realidade. Um compromisso de nosso governo, a instituição irá somar forças junto aos órgãos de Segurança Pública e assegurar aos munícipes mais proteção no seu dia a dia”, celebra o prefeito Gustavo Nunes.

200 vagas

Segundo a Sescon, o início das atividades deve ocorrer já no próximo ano. A Guarda Civil Municipal de Ipatinga contará com um total de 200 vagas para agentes, sendo 20% destinadas para mulheres. As vagas serão divididas em duas etapas, sendo convocados, no primeiro momento, 80 homens e 20 mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

De iniciativa do Executivo, o Projeto de Lei que trata da criação da instituição (PL 93/2021) foi aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, sendo sancionado em seguida.

Requisitos básicos

Para participar do concurso da Guarda Municipal de Ipatinga os candidatos deverão ter Ensino Médio completo, habilitação na categoria B e idade entre 18 e 45 anos.

As etapas do concurso contarão com prova objetiva (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Direito, Legislação, Redação e Noções de Informática), teste de aptidão física, exames médicos, psicológico, investigação social e prova de títulos.

O edital completo estará disponível no site da Prefeitura e para acesso basta apenas clicar no banner da Guarda Civil Municipal.

Função da Guarda Municipal

O órgão público terá como dever fazer patrulhas com o objetivo de prevenir e garantir proteção à população e ao patrimônio municipal. A corporação também irá apoiar as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança.

A guarda realizará Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas. As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas. O órgão contará com Base Móvel Comunitária, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

A sede da Guarda Municipal estará localizada no antigo “Espaço Qualifica”, região central da cidade, próximo ao camelódromo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Sescon: (31) 3829-8477.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *