domingo, abril 28, 2024
CidadesDestaques

Consumidores podem propor ação na Justiça contra falta de água

O advogado Wilton Fernandes

FABRICIANO A constante falta de água registrada em diversos bairros de Coronel Fabriciano levou alguns consumidores a procurarem a via judicial como alternativa para garantir o abastecimento. Várias reclamações são feitas cotidianamente na agência da Copasa ou pelo 115. Para muitos clientes o caminho tem sido entrar com ações na Justiça contra a Copasa, buscando resolver a situação.

O advogado Wilton Fernandes informou que tem sido procurado por moradores das partes altas de Fabriciano, que sofrem com a falta de água em suas residências. “Recentemente, distribuímos duas ações na Vara da Fazenda Pública e de Precatórias Cíveis, que cuida de ações contra as concessionárias de serviços públicos”.

No caso, as ações são individuais e buscam garantir a regularidade do abastecimento de água, cabendo ainda apurar ocorrência de dano moral e material. Numa das ações, de uma moradora do bairro Aparecida do Norte, que chegou a ficar 10 dias sem água em sua casa, o juiz concedeu liminar e arbitrou multa diária em caso de descumprimento.

Serviços adequados e contínuos

 Segundo o advogado, o Código do Consumidor determina que as concessionárias são obrigadas a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e contínuos quando tratar de bens de consumo essenciais, como é o caso da água.

Também cabe ação no caso de água suja, escura ou com mau cheiro, imprópria para o consumo, como visto no bairro Santa Terezinha II. “As concessionárias devem obedecer às normas de qualidade de serviço previstas na Lei Federal nº 8.987/95, dentre as quais são previstas a eficiência, segurança e continuidade”, diz.

Audiência pública

 Nesta sexta-feira (10) a Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza uma audiência pública justamente para tratar da precariedade da prestação de serviço da Copasa no município. O evento acontece às 18 horas, no auditório Maria Angélica, no Paço Municipal.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Consumidores podem propor ação na Justiça contra falta de água

  • A. Reis

    Essa copasa é uma vergonha, péssimo serviço prestado, principalmente nas periferias. Parabéns ao advogador por olhar para os mais humildes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *