quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Câmara de Monlevade sedia debate sobre a Campanha da Fraternidade 2022

JOÃO MONLEVADE A Câmara Municipal de João Monlevade promoveu nessa quinta-feira, 2, Audiência Pública para discutir a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor”. A sessão é uma proposição do vereador Leles Pontes (PRB) que justificou ausência por motivos de saúde. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Gustavo Prandini (PTB).

Também participaram da reunião o Padre Marcos José de Almeida, os vereadores Belmar Diniz (PT), Marquinho Dornelas (PDT) e Thiago Titó (PDT), Secretária de Assistência Social, Marinete Morais, representando a Secretaria de Educação, Raquel Franco Diniz, representante da escola Emip, professor Jesus dos Reis, ex-secretária de Educação, Helena Perdigão, representando o Conselho Municipal de Saúde, Maria Aparecida e representante do Conselho Tutelar, Cristina Ângelo.

Padre Marcos explicou que a Campanha da Fraternidade foi criada em 1962 e a cada ano aborda um tema diferente. Ele ainda destacou que é a terceira vez que o tema educação é abordado. “O objetivo principal da Campanha é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé Cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.

Ele ainda destacou que a CF visa analisar o contexto da educação na cultura atual e seus desafios potencializados pela pandemia além de verificar o impacto das políticas públicas na educação, entre outros. Padre Marcos ainda informou que o momento é propício para a criação de uma Pastoral da Educação, com objetivo de ouvir as demandas dos pais, alunos e profissionais. Na oportunidade, ele sugeriu a reflexão a respeito do tema da Campanha do ano que vem, que irá abordar a Fraternidade e a Fome.

Os vereadores Gustavo Prandini e Marquinho Dornelas, parabenizaram a iniciativa da Igreja em abordar o tema. Eles destacaram a importância do conhecimento para o crescimento da sociedade. Gustavo Prandini relatou que vai informar aos demais vereadores a respeito da sugestão apresentada. Ele ainda lembrou que nos próximos meses os parlamentares irão discutir o orçamento do próximo ano. “Esta é uma oportunidade para discutirmos as prioridades, mas antes do projeto chegar à Casa, a sociedade pode procurar o Executivo e apresentar as demandas”.

A representante da Educação, Raquel Diniz, agradeceu o episcopado do Brasil pelo reconhecimento da importância dos educadores. “Agradeço também todo esforço realizado durante a pandemia ajudando na busca de caminhos para solucionar os problemas que todos nós vivemos neste momento. Somente com a participação de todos podemos transformar o mundo em um lugar melhor para se viver”.

O vereador Belmar Diniz destacou que a Câmara tem aprovado e desenvolvido projetos que visam a disseminação do conhecimento. Ele lembrou do projeto aprovado no Legislativo, de sua autoria, que cria a semana dos direitos e deveres do cidadão. A proposta tem por objetivo promover palestras com temas variados levando informações ao público.

Marinete enfatizou que a proposta da CF foi muito assertiva em trazer o tema para discussão devido ao impacto da pandemia na educação. Segundo ela, a pandemia “escancarou” a desigualdade educacional. “Muitas crianças não possuem internet, celulares ou computadores para que acompanhem as aulas online no período de pandemia. Esta pandemia acabou evidenciando que o país é desigual do ponto de vista educacional”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *