quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducaçãoEsporte

Atividade física e saúde como políticas públicas são debatidos em Congresso no Vale do Aço

FABRICIANO – A partir desta sexta-feira (12)  até a próxima segunda-feira, 15/11, Fabriciano é o polo da Saúde e Atividades Físicas de Minas Gerais, e quiçá do Brasil. Cerca de 100 congressistas de renomadas instituições da área de diversas partes do Brasil e do mundo estão no município para o I Congresso Internacional do Programa Mexa-se. A abertura do evento no auditório da Prefeitura de Coronel Fabriciano contou com a participação de autoridades, professores e alunos do programa Mexa-se Fabriciano, profissionais, estudantes e interessados das áreas centrais do evento.

O encontro é realizado pelo Programa Mexa-se Brasil, presente em 14 cidades – incluindo Fabriciano – em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano. O evento tem o apoio do governo federal, por meio dos Ministérios da Cidadania e Especial de Esportes, do Conselho Regional de Educação Física (CREF) – 6ª Região e Associação Mineira dos Municípios e parcerias de instituições de ensino do Brasil e do mundo.

O objetivo do Congresso do Mexa-se é promover um amplo debate sobre atividade física como políticas públicas em saúde, educação e assistência social. Durante quatro dias, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas, cursos e muita troca de saberes e experiências entre os cerca de 600 inscritos.

ATIVIDADE FÍSICA COM POLÍTICAS PÚBLICAS

O Programa Mexa-se implantado há cerca de quatros anos, oferta atividade física com acompanhamento do educador físico com apoio de nutricionistas e psicólogos. Hoje, o programa funciona em 13 polos com cerca de 3,7 mil alunos no município. O Mexa-se apresenta bons resultados na saúde dos participantes.

PESQUISADORES E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS

O evento também trouxe à cidade pesquisadores e representantes de instituições internacionais de esportes e medicina, saúde e áreas afins. Dentre elas, a PHD Nicole Keith, vice-presidente do American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva), com sede em Indianápolis (EUA). A instituição, que é uma das mais respeitadas do mundo nessa especialidade, com mais de 50 mil membros e profissionais certificados em 90 países.

“Este Congresso é um momento importante, pois permite uma troca de conhecimentos e experiências em saúde, comportamento e como as pessoas podem agir a partir da prática esportiva. Iniciativas similares ao programa Mexa-se têm sido aplicadas em outros 70 países com resultados positivos e ajudando as pessoas em todo o mundo a viver vidas mais longas e saudáveis”, contextualiza a pesquisadora.

Já o professor Dr. José Jacinto Vasconcelos Raposo, catedrático da Universidade do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), ressalta o diferencial do programa em curso em Fabriciano, “que é um exemplo a ser aplicado”. “O Mexa-se é um programa revolucionário, pois integra à promoção da saúde às políticas públicas e com impacto social. Hoje, são outros países que vêm aprender com o Brasil e com o município de Fabriciano”, destaca.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

O Congresso Internacional do Mexa-se acontecerá em três pontos da cidade: auditório da Prefeitura, no Centro; salão de Eventos do Hotel Metropolitano, no Santa Helena e Campus I do Unileste-MG, no Caladinho. Toda a programação também é transmitida on-line e ao vivo pelo canal do youtube da Prefeitura de Fabriciano e facebook do Mexa-se Fabriciano (fabricianomexase).

A programação completa, com relação de participantes e currículos, está disponível no site www.congressomexase.com.br.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *