sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Vereador Nélio do Abacaxi denuncia articulação de secretário e líder de governo contra o seu mandato

Vereador Nélio do Abacaxi

Fabriciano – A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano abriu na terça-feira (09/02) oficialmente o ano legislativo com a realização de uma sessão Ordinária, que contou com a presença de todos os 17 vereadores, e o secretário de Governança Política, Everton Campos, que oportunamente representou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Durante os trabalhos, cumprindo o que preconiza o Regimento Interno do Legislativo Fabricianense, o presidente Miltinho do Sacolão abriu espaço para a formação das Comissões Permanentes, órgãos temáticos fundamentais para o Processo Legislativo. Elas são as responsáveis por debater, emitir parecer e votar a tramitação dos projetos dentro da Câmara Municipal. As comissões são reformadas de ano em ano.

Discriminação

Formada as comissões, o vereador Nélio do Abacaxi denunciou está muito chateado e se sentindo completamente discriminado no momento da escolha dos nomes para compor a representatividade das comissões. Nélio é tido como vereador de oposição ao atual governo na Câmara.

Conforme acusa o vereador, apesar de colocar o seu nome a disposição para a composição de todas as comissões, em momento algum foi consultado para tal, como “se eu não existisse naquele plenário. A composição não obedeceu à proporcionalidade definida pelo Regimento Interno”, disse.

“Reclamei a situação com a presidência da Casa Legislativa. Em seguida tomei conhecimento através do líder de governo do prefeito na Câmara, vereador Luciano Lugão, que a minha ausência nas comissões faz parte de uma articulação política do secretário municipal de Governança Política, Everton Campos”. Nélio Abacaxi disse vai denunciar o fato na Polícia Civil e no Ministério Público como uma “discriminação racial porque não tem outra explicação”.

NOTA

Em nota solicitada pelo JBN, o secretário municipal de Governança Política Everton Campos se posicionou dizendo que “me espanta muito a acusação do parlamentar. Não há nenhum tipo de ingerência do governo municipal neste ponto”.

O secretário disse também que parece que o parlamentar não tem o conhecimento devido do regimento interno da casa legislativa, onde o partido do qual faz parte é quem indica o vereador para as comissões e busca estar junto a outros partidos para formarem os blocos.

“Nossa missão no governo com relação à casa legislativa é a harmonia constante, focando sempre no crescimento e desenvolvimento da cidade de Coronel Fabriciano, além de manter o relacionamento institucional franco, transparente e republicano”, finalizou a nota.

NOTA

O líder de governo do prefeito municipal na Câmara, vereador Luciano Lugão apesar de solicitado, não se manifestou a respeito do assunto até o fechamento da primeira edição desta matéria às 11h40 do dia 11.02.2021. Nesta sexta-feira, dia 12/02/2021, às 15h34, após veiculação da matéria, o vereador enviou via whatsApp o seguinte posicionamento:

“A fala feita pelo Vereador Nélio do Abacaxi não condiz com a verdade. Tanto a formação dos blocos como as indicações nas comissões foram feitas em conformidade com o regimento interno e a lei orgânica do município. As afirmativas do vereador são totalmente infundadas e sem sentido. Importante salientar que o mesmo se ausentou da reunião alegando consulta médica e dela não participou. O vereador se posiciona como oposição ao governo e infelizmente se porta de forma deselegante e desrespeitosa com a Casa Legislativa e seus pares. Saliento ainda, que o poder legislativo, pelo princípio da separação dos poderes é independente”.

COMISSÕES

Cada comissão possui três integrantes titulares, distribuídos em presidente, relator e membro, e outros três componentes suplentes.

Confira a composição de cada comissão do parlamento fabricianense (2021-2022):

Comissão de Legislação, Justiça e Redação

Presidente:  Luciano Lugão (PSL)

Relator: Cristiano do Cais (DEM)

Membro:  Missionário Ney  (PSDB)

Suplentes: Paulinho (Avante), Ronilson Burrinho (PSDB), Lincoln (DEM)

Comissão de Finanças, Orçamento e Avaliação

Titulares: Ronilson Burrinho/presidente (PSDB); Paulinho/relator (Avante), Lincoln/membro (DEM)

Suplentes: Reginaldo Messias (PSD), Luciano Lugão (PSL), Cristiano do Cais (DEM)

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente

Titulares: Ronaldinho/presidente (PROS), Ronilson Burrinho/relator (PSDB), Marcelo Motorista/membro (PCdoB)

Suplentes: Beto Cavaleiro (PSD), Lincoln (DEM), Paulinho (Avante)

Comissão de Direitos Humanos

Titulares: Missionário Ney/presidente (PSDB), Reginaldo Messias/relator (PSD), Cristiano do Cais/membro (DEM)

Suplentes: Dr. Sandro Araújo (Cidadania), Paulinho (Avante), Lucimar do Salão (PSDB)

Comissão de Saúde:

Titulares: Dr. Sandro Araújo/presidente (Cidadania), Lucimar do Salão/relatora (PSDB), Marcelo Motorista/membro (PCdoB)

Suplentes: Luciano Lugão (PSL), Reginaldo Messias (PSD), Missionário Ney (PSDB)

Comissão de Educação:

Titulares: Lincoln/presidente (DEM), Ronaldinho/relator (PROS), Missionário Ney/membro (PSDB)

Suplentes: Paulinho (Avante), Ronilson Burrinho (PSDB), Luciano Lugão (PSL)

Comissão Segurança Pública

Titulares: Dr. Sandro Araújo/presidente (Cidadania), Lincoln /relator (DEM), Lucimar do Salão/membro (PSDB)

Suplentes: Beto Cavaleiro (PSD), Missionário Ney (PSDB), Ronaldinho (PROS)

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *