quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Transformação digital no saneamento é o tema da 4ª edição do “Regulação em Foco”

Redação – Um tema que vem promovendo diversas alterações na rotina das instituições chegou a pauta do “Regulação em Foco” da Arsae-MG: a Transformação digital, mais especificamente no setor de saneamento. De olho nisto, a Agência promove no próximo dia 25/02, das 9h às 12h, o 4º Webinar do programa. O evento vai contar com a presença de diversos especialistas do setor de saneamento, entre eles representantes da Arsesp, Ares-PCJ e a engenheira portuguesa Rita Cavaleiro, referência técnica no assunto, que participou também do 2º seminário de perdas da Arsae-MG no ano passado. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Arsae-MG no Youtube.

Segundo o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, com a pandemia, e mesmo antes dela surgir, as instituições já vinham se transformando e buscando formas de otimizar suas rotinas produtivas. “A transformação digital está acontecendo cada vez mais rápido e não seria diferente no setor de saneamento, razão pela qual foi necessário inovar e buscar sempre, a cada dia, maneiras de melhorar e garantir uma prestação de serviço ainda mais eficiente. A pandemia acelerou esse processo e antecipou soluções como o teletrabalho e as fiscalizações remotas.”, afirma.

O gerente de Fiscalização Operacional da Agência, Lucas Marques, é a prova disso, pois juntamente com a sua equipe implantou um sistema de fiscalização remota no âmbito da Agência. Ele acredita no potencial das técnicas e ferramentas digitais que são utilizadas, de forma a potencializar e otimizar a ação de prestadores e reguladores de saneamento. Tais ferramentas, segundo ele, tendem a tornar as instituições mais eficientes, transparentes, além de atenderem melhor ao público. “Acredito que essa seja a missão e o objetivo dos prestadores de saneamento e seus reguladores. Seja no atendimento ao público, seja na gestão das atividades e informações da instituição. Serão apresentadas iniciativas de um prestador e duas agências reguladoras de saneamento, de forma a ilustrar essa mudança dos paradigmas proporcionada pela tecnologia.”, afirma.

Podcast

Na segunda-feira, dia 22/02, dentro do programa Regulação em Foco, o podcast (disponível no Spotify) traz uma entrevista com o gerente de fiscalização operacional da Arsae-MG e engenheiro ambiental, Lucas Marques Pessoa. A discussão se dará em torno dos desafios digitais da fiscalização da Arsae-MG. O gerente de Informações Econômicas, Samuel Barbi, entrevista o Especialista em Regulação Técnica da Arsesp – Agência Reguladora dos Serviços Públicos do estado de São Paulo -, Sérgio Bernardes, um dos pioneiros no processo de transformação digital na agência paulista.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *