quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Prefeitura Ipatinga realiza limpeza preventiva em trecho do Ribeirão Ipanema

IPATINGA – Numa ação realizada na última segunda-feira (4), em atendimento a solicitações da comunidade, a Prefeitura de Ipatinga removeu cerca de cinco toneladas de entulhos na junção do córrego Forquilha com o ribeirão Ipanema, que fica numa área do bairro Vila Celeste próxima à rua Pelicano. Os trabalhos foram desenvolvidos pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), abrangendo o desassoreamento e limpeza no curso d’água e também nas margens do ribeirão.

A administração municipal informa que o principal objetivo da ação é a prevenção contra o período chuvoso que se aproxima, já que a desobstrução do ribeirão evita que as águas represadas provoquem inundações em moradias na região, muitas delas situadas em notórias áreas de risco. Além disso, a retirada de resíduos e sedimentos impregnados no leito do ribeirão contribuem para o combate de pragas, como acentua o secretário da Sesuma, Valter Martins.

O aposentado Jadir Alves de Oliveira, 69 anos, morador da comunidade há mais de 40 anos, comemora o resultado da obra. ”Como morador e membro da Associação de Moradores, fico muito satisfeito com o zelo que a atual gestão tem com a cidade. A limpeza do local era uma solicitação antiga. Depois de mais de quatro anos, fomos atendidos e, agora, o local que tinha um aspecto de abandonado, está limpo e bem cuidado. Em nome da comunidade, eu agradeço essa atenção tão importante”, disse.

O ribeirão Ipanema nasce e deságua no município de Ipatinga. Sua nascente está na localidade do Ipanemão, que faz parte da área rural do Ipaneminha, percorrendo um total de 28,5 quilômetros e cortando todo o perímetro urbano até desembocar no rio Doce, próximo ao bairro Castelo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *