domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Prefeitura de Ipatinga segue execução de várias obras na cidade

IPATINGA – Com o objetivo de dar mais segurança para os moradores que vivem em áreas de risco no município, a Prefeitura de Ipatinga concluiu na última semana uma obra de grande importância que beneficiou moradores das ruas Cravo, Vanda e Laura, no bairro Bom Jardim.

Nessa área foi feita também a limpeza de toda a rede de drenagem pluvial, reforma de bocas de lobo e reparos nos ramais de drenagem pluvial. As intervenções ainda foram além e também contaram com a revitalização de galeria de drenagem pluvial na Rua Vanda com a Rua Cravo, assim como a recomposição asfáltica dos trechos que sofreram danos ou intervenções. Tais obras da Rua Cravo foram realizadas com recursos próprios do executivo, sendo as mesmas concluídas pela Secretaria de Obras no último mês.

Na última semana o chefe do executivo, Gustavo Nunes, aproveitou para percorrer pelas obras em atividade na cidade. Na oportunidade pôde ouvir de moradores do bairro Bom Jardim o reconhecimento a respeito de uma obra já concluída, um muro de contenção que foi construído na esquina da rua Cravo com rua Vanda para reduzir a velocidade do material que desce da rua Celósia. “Nossos agradecimentos à essa gestão, que resolveu uma solicitação antiga. Muitos moradores perderam itens pessoais, bens de valor e viu muitas vezes o resultado do seu trabalho ser levado pela correnteza e enxurrada. Gratidão prefeito, que o senhor tenha força para continuar fazendo”, descreveu emocionada dona Terezinha de Jesus Pereira Morais, moradora há 22 anos da Rua Laura.

Algumas obras estão em andamento, a recuperação e estabilização de encostas em diversas regiões da cidade; entre outras frentes de serviços, estão em fase final de construção; destaca-se os muros de contenção das ruas: Olinda, no bairro Caravelas, muro de contenção em sacaria de solo-cimento (rip rap) e muro de contenção em concreto armado com blocos cheios nos números 790 e 890 respectivamente. Na rua Antônio Boaventura Batista, nº467, no bairro Vila Celeste temos uma obra de um muro de concreto maciço em fase de execução.

Segundo a atual administração o executivo conta hoje com uma ordem de serviço no valor total de R$ 402.290,87 e tem como objetivo custear obras de recuperação de encostas garantindo mais segurança à população local.

Assim como em várias outras frentes de serviço já em curso ou que serão iniciadas em breve, os recursos para as obras dos muros de arrimo são provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

“É muito gratificante saber que estamos amparados pelo poder público. Esse muro salvou minha casa e minha família”, destacou Valdeci Pereira da Silva, um dos moradores há mais de 30 anos da Rua Olinda, nº790, no bairro Caravelas, que teve sua residência afetada.

Obras em andamento

A secretária de Obras Jessica Mara dos Reis aproveita para informar ainda que muitas obras estão em fase de execução. Além disso, segundo ela, há frentes de pavimentação e construção de canaletas em andamento, com priorização dos locais mais necessitados.

No bairro Horto também estão sendo realizadas melhorias no sistema de coleta de esgoto, sendo substituídas as ligações de interceptores de esgoto, poços de visita e ligações domiciliares.

As Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente – SEMOP e SESUMA, destacam ainda que estão executando o tratamento de fundo de vale do córrego Vagalume com a construção de rede coletora de esgoto, na região das Granjas Vagalume, mais precisamente na rua Pirapetinga e Rua Tambaqui.

Os serviços que serão feitos: tratamento de fundos de vale do Córrego Vagalume, contenção com muro de gabião no Córrego Vagalume e ligação de interceptores de esgoto e poços de visita às margens do Córrego Vagalume. Os recursos provenientes para execução dessas obras são provenientes da Fundação Renova.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *