quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Economia e agilidade: Arsae-MG contrata consultoria para avaliar sistema de água e esgoto em 35 cidades mineiras

A cidade de Luislândia de Minas receberá a Consultoria contratada pela Arsae-MG

REDAÇÃO – A Arsae-MG assinou no dia 29/09 um contrato com a empresa Houer Consultoria para a prestação de serviços especializados de apoio técnico para a execução das atividades de identificação e descrição das unidades operacionais dos sistemas de abastecimento de água (SAA) e de esgotamento sanitário (SES) em 35 municípios regulados. A Agência espera que a contratação garanta ainda mais agilidade e eficiência aos trabalhos já desenvolvidos, além de representar uma economia para os cofres públicos. Com a contratação os serviços devem ser iniciados em 10 dias. O valor total do contrato é de 497.770,00 (quatrocentos e noventa e sete mil, setecentos e setenta reais) e a duração é de 270 dias.

A expectativa é que os trabalhos sejam otimizados, pois estudos realizados pela Arsae-MG apontaram que o maior impacto no prazo de elaboração das respostas às demandas se deve aos deslocamentos (viagens) dos analistas para realizações de verificações em campo, logísticas de carros e diárias. A empresa atuará como uma extensão da Agência, comparecendo presencialmente nesses municípios para levantamento das informações, com a elaboração de diagnósticos dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com equipe, equipamentos próprios e emissão de documento técnico – conforme metodologia desenvolvida pela Arsae-MG.

O coordenador da área operacional da Arsae-MG, Henrique Barcelos, detalha que primeiramente ocorrerá um treinamento – de aproximadamente uma semana – entre as equipes, e  os alinhamentos necessários entre a contratada e a Arsae-MG. “Depois disso, a contratada terá 15 dias para nos enviar um cronograma, com as atividades previstas.”, espera.  Um outro ponto ressaltado pelo coordenador se refere a escolha dos municípios (5,5% do total). “Foram escolhidos aqueles mais distantes, que não receberam fiscalização da Agência e que contam com a operação de ambos os serviços (água e esgoto).”, finaliza Barcelos.

Os 35 municípios que receberão as atividades de identificação e descrição das unidades operacionais dos SAA e de SES são: Berizal, Campo Florido, Capitão Eneas, Carneirinho, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coronel Murta, Cuparaque, Dores do Indaiá, Engenheiro Navarro, Estrela do Indaiá, Francisco Dumont, Fronteira, Ibiaí, Ibiracatu, Indaiabira, José Gonçalves de Minas, Itabirinha, Lontra, Luislândia, Monte Formoso, Natércia, Nova Belém, Ouro Verde de Minas, Patis, Pedralva, Pedras de Maria da Cruz, Quartel Geral, São José do Jacuri, São Romão, Santo Antônio do Retiro, Serra da Saudade, União de Minas, Veredinha.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *