quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Denúncia de reutilização de seringas e agulhas em Fabriciano foi confirmada pela prefeitura

Foto: PCReis/JBN

FABRICIANO – Na tarde desta terça-feira (3), o filho de uma usuária da saúde de Coronel Fabriciano, denunciou em rede social e ao JBN, que seringas e agulhas descartáveis estão sendo reutilizadas em pacientes diabéticos que fazem uso de insulina.

Conforme denuncia de João Batista,  filho de uma paciente, a mãe procurou a farmácia do posto médico do Centro para pegar seringas, onde foi informada de que o estoque estava acabando e que nenhum paciente poderia receber uma seringa por dose, momento em que foi instruída a reutilizar o material.

Em nota ao JBN, a prefeitura de Fabriciano informou que a prática do município em relação à dispensação de seringas para uso de pacientes portadores de diabetes segue deliberação da Comissão Intergestores Bipartite CIB-SUS 2.964/2019, da Secretaria de Estado da Saúde que prevê até 3 aplicações de insulina com a mesma agulha.  

“Eu fui à ouvidoria do município para denunciar o caso. Lá fui informado que a reutilização de seringa não é correta, porque na embalagem consta que o material é descartável. Retornei à farmácia do posto, a menina não quis fornecer. Fui obrigado a comprar fiado na farmácia para que a minha mãe pudesse fazer a aplicação”, relatou indignado João Batista, frisando que este “pessoal da saúde em Fabriciano é muito desumano”.

Em um dos vídeos encaminhados ao JBN por João Batista, a atendente da farmácia do posto do Centro para sustentar a sua posição frente ao usuário da saúde, apresentou um documento do Conselho Municipal de Saúde, datado de 01 de abril de 2020, com o nome do presidente do CMS – Walter Lopes Soares e do prefeito municipal, Marcos Vinicius da Silva Bizarro.

A reportagem do JBN fez uma consulta a um município vizinho, onde foi constatada que o procedimento utilizado em Coronel Fabriciano, com recomendação para reutilização de seringas e agulhas por pacientes diabéticos que fazem uso de insulina, não é uma prática aconselhada e nem usada, já que o material trás no rótulo a advertência “descartável” e que pode gerar contaminação.

NOTA DA PREFEITURA

A Secretaria de Governança da Saúde por meio da Gerência Farmacêutica informa que a prática do município em relação à dispensação de seringas para uso de pacientes portadores de diabetes segue deliberação da Comissão Intergestores Bipartite CIB-SUS 2.964/2019, da Secretaria de Estado da Saúde que prevê até 3 aplicações de insulina com a mesma agulha. Não há falta de material. Esclarecemos que todos os pacientes cadastrados junto ao município são atendidos com o máximo cuidado e quem, porventura tiver dúvida sobre a segurança do material ofertado, pode procurar a unidade básica de saúde de referência pare orientar. Caso seja necessário aumento de quantitativo de seringas e/ou tiras reagentes o médico endocrinologista de referência da rede deverá solicitar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *