sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Campanha Setembro Verde: Timóteo incentiva as conversas sobre doação de órgãos

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, acolhe a campanha Setembro Verde que divulga a importância da doação de órgãos para quem aguarda na fila de transplantes.

Nesta terça-feira, 14 de Setembro, o médico urologista André Fonseca dos Reis, regulador de Organização de Procura de Órgãos (OPO), participará de uma transmissão ao vivo, às 13h, para falar sobre a doação de órgãos e os critérios para ser um doador. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo endereço do Youtube e/ou Instagram da Prefeitura de Timóteo.

O foco da campanha é a comunicação entre o doador e seus familiares, já que serão esses últimos, de fato, os portadores da palavra final sobre autorizar ou não a doação, no momento oportuno. O processo de doação é sigiloso e o receptor é definido a partir de um sério processo feito pela Central Estadual de Transplantes (CET), não podendo ser escolhido pela família do doador.

Plano

O novo Plano Estadual de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos de Minas Gerais, publicado em 2019, reformulou a política estadual de transplantes com o objetivo de aumentar o número de doações de órgãos e tecidos e o número de transplantes realizados no estado de Minas Gerais. O plano regulamenta o MG Transplantes, hoje vinculado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passando a ser vinculado diretamente à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, possibilitando maior agilidade nas ações e, consequentemente, um aumento de captação e doações.

O Brasil é o primeiro país do mundo em número de transplantes de órgãos feito pelo sistema público de saúde. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Para mais esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato com o MG Transplantes por meio do telefone 0800 283-7183.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *