quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

Campanha Junho Violeta: Timóteo aborda violência contra o idoso

TIMÓTEO – A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo realizou nesta terça-feira (15/06), uma transmissão ao vivo pela internet para abordar a violência contra o idoso. Nesta data é celebrado o Dia Internacional de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2006. O acesso ao material gravado pode ser feito pelos links: https://youtu.be/v_2bhut3CU ou https://www.facebook.com/prefeituradetimoteo/live/

A coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Magda Papalino, falou sobre a Campanha Junho Violeta. “Houve um aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da pandemia. No Brasil, o Disque 100 registrou mais de 70 mil denúncias em 2020 e só no primeiro semestre de 2021 já são 33,6 mil. Os idosos podem sofrer vários tipos de violência: física, psicológica, financeira, institucional, patrimonial. A mais comum, a violência psicológica, é caracterizada pela falta de respeito, impaciência e compreensão dos familiares com relação às fragilidades do idoso que caminha devagar, ouve e enxerga com dificuldades. Os familiares ameaçam de tirá-lo do convívio familiar, deixam sozinhos em casa, se apropriam da aposentadoria e fazem empréstimos em nome do idoso comprometendo a sua renda”, explicou Magda. É violência psicológica: gritar, xingar, ofender, exigir, iludir, humilhar, menosprezar, discriminar, repreender de forma agressiva ou em público são tipos de violência praticadas contra a pessoa idosa.

A enfermeira Amanda Abreu, coordenadora do Sodalício Tio Questor, durante a Live desta terça-feira, ressaltou a importância da família buscar informações com profissionais como médicos geriatras, nutricionistas e outros para trabalhar a independência do idoso no seu dia a dia. “A responsabilidade da proteção é da família, que deve incentivar atividades para melhorar a performance diária, trabalhar o medo para não se manifestar mais tarde como depressão, proteger tanto a saúde física como a mental”, contou a enfermeira.

Denúncia

Os canais para denúncia de violência contra o idoso são o Disque 100, que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos que podem ser anônimas, mas, é importante que o denunciante revele endereço da vítima, nome e referências. Também, o Disque 190, da Polícia Militar em caso e agressões e abusos.

Exclusão tecnológica

O acesso às informações básicas vem sendo limitados pelas instituições comerciais, financeiras e outros que impõem o uso de aplicativos e restringem o atendimento presencial, dificultando a vida das pessoas idosas em tempos de pandemia. Geralmente, os idosos desconhecem as noções mais rudimentares de informática e estão na chamada brecha digital, que vem a ser a distância entre os que detêm conhecimentos em tal área e os que não detêm. Limitados pela exclusão tecnológica, principalmente aqueles desprovidos de uma renda mínima, os idosos enfrentam um duplo desafio, situação que expõe ainda mais as suas vulnerabilidades.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *