sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Administração Fazendária (AF) de Fabriciano está ameaçada de fechamento

FABRICIANO – Campanha assinada pelo Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais (Sinfazfisco-MG), representação sindical dos funcionários dos órgãos fazendários, reage à medida que pretende o fechamento das AFs (Administrações Fazendárias) em diversas cidades mineiras.

Como está orientado, a transferência do atendimento administrativo para cidades tidas como polo vai gerar um ônus excessivo tanto para os servidores, obrigados ao seu deslocamento para exercerem seu trabalho cotidiano, como para os contribuintes. A reação dos servidores poderá chegar à paralisação dos serviços.

Nota do Sinfazfisco-MG publicada no Facebook da entidade manda um recado para os moradores e, em especial, para vereadores e Prefeito: “A administração fazendária aqui de Coronel Fabriciano será fechada nos próximos meses. Com isso, quem precisar de algum serviço terá que se locomover até Ipatinga”. Além de aumentar os gastos e desgaste para o cidadão e as empresas, vai ocorrer o desprestígio e a perda da arrecadação para a nossa cidade. Não permita que isso aconteça!”, diz o descritivo do card.

Servidora do órgão que não quis se identificar, disse para a reportagem do JBN que a AF de Fabriciano vai virar um Siat – Serviço Integrado de Assistência Tributária e Fiscal. Segundo Resolução da Secretaria de Estado da Fazenda, o SIAT deve ser instalado e funcionar em dependência da Prefeitura Municipal ou em outro lugar de fácil acesso do público, sem qualquer ônus para o Estado de Minas Gerais, mediante convênio de cooperação com o município aderente.

De acordo com a servidora anônima, já está em andamento o processo de modificação, mas a direção estaria escondendo até dos funcionários. “A população vai perder o serviço de análise local. No setor não haverá análise nenhuma, apenas entrega de documentos, ficando apenas um servidor da Prefeitura no local. A população carente, que não tem acesso à internet, vai perder um serviço, que procura todo dia e a Fazenda está negando de atender. Inventou que tem que ser pela internet e a população todo dia tem um contribuinte lá querendo ser atendido e está perdendo por isso. Está na hora dos políticos brigarem!”, ressalta, enfatizando os enormes prejuízos aos cidadãos e contribuintes do município de Coronel Fabriciano.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *