sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo contará com 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 a partir desta sexta-feira

Os leitos de UTI do Hospital e Maternidade Vital Brazil serão regulados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Fácil, ou seja, a unidade não vai atender a demanda espontânea de pacientes

Timóteo – O Município de Timóteo passa a contar com 10 leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 a partir desta sexta-feira (24) no Hospital e Maternidade Vital Brasil (HMVB). Originalmente os leitos eram de UTI Neonatal Pediátrico e estavam parados em função de uma contenda judicial que se arrastava desde 2015. Paralelamente a isso, a mantenedora do HMVB, Sociedade Beneficente São Camilo, anunciou no início deste ano que não iria mais continuar à frente da unidade hospitalar.

Para viabilizar os leitos, o prefeito Douglas Willkys fez gestões junto ao governo do Estado e contou com a parceria da Aperam South America, proprietária do imóvel e que também disponibilizou recursos da ordem de R$ 1,2 milhão para ajudar a custear a manutenção da estrutura da UTI para a Covid-19.

Os leitos serão geridos pela Organização Social de Saúde (OSS) Hospital Terezinha de Jesus, entidade referência no enfrentamento a Covid-19 na Zona da Mata mineira. O Hospital Terezinha de Jesus é a mesma entidade hospitalar que faz a gestão da UPA do Bairro Primavera.

“Esses leitos chegam em boa hora num momento de agravamento da pandemia. Estamos trabalhando duro no enfrentamento ao novo coronavírus e adotando todas as ações necessárias para garantir uma retaguarda de atendimento de qualidade à nossa população”, disse o prefeito Douglas Willkys.

Os leitos de UTI do HMVB serão regulados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Fácil, ou seja, a unidade não vai atender demanda espontânea de pacientes. A unidade vai atender pacientes confirmados e/ou suspeitos com o novo coronavírus 24 horas, 7 dias por semana, com uma equipe composta por 15 médicos plantonistas nas diversas especialidades médicas como infectologista, nefrologista, neurologista, dentre outros, além de cerca de 40 colaboradores como enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêutico, técnico em farmácia  e pessoal da área administrativa.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *