sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Procon de Timóteo verifica prática abusiva de preços de álcool, máscaras e luvas cirúrgicas

Timóteo – O Programa Municipal de Defesa do Consumidor  (PROCON) de Timóteo realizou visitas a estabelecimentos comerciais que vendem produtos para prevenção do Coronavírus nesta quarta-feira (18).

Após denúncias e reclamações de consumidores sobre o aumento abusivo dos preços de  álcool, máscaras, luvas cirúrgicas, frascos de spray e outros semelhantes, o PROCON abriu investigação para apurar os fatos.

De acordo com o gerente do núcleo de Assistência ao Cidadão do PROCON,  Sílvio Ribeiro, “além de orientar os comerciantes sobre a ilegalidade da prática de preços abusivos, verificamos as denúncias e acompanhamos aqueles estabelecimentos que porventura venham a tentar tirar vantagem do momento de pandemia do coronavírus para elevar, sem justa causa, o preço de produtos e serviços”.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o aumento injustificado dos preços dos bens de consumo caracterizam infrações sujeitas a sanções penais que podem ir desde multa, a apreensão, suspensão de fornecimento de produtos ou serviços, cancelamento temporário da atividade e, até mesmo a cassação de licença do estabelecimento ou sua interdição.

Sílvio Ribeiro explicou ainda que o consumidor tem papel fundamental na defesa dos seus direitos à medida que exige o cupom fiscal da compra realizada. Mesmo que não tenha efetuado a compra, é importante comprovar o fato com registro fotográfico do preço e do produto e se reportar ao PROCON, fazendo a denúncia.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *