sexta-feira, maio 2, 2025
DestaquesPolítica

PMT faz prestação de contas do 2º Quadrimestre na Câmara. Apenas seis dos quinze vereadores participaram

Timóteo – Na tarde desta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Timóteo recebeu prestação de contas da Prefeitura referente ao segundo quadrimestre deste ano, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os números apresentados demonstram que o governo municipal continua extrapolando o limite de gastos com pessoal. De acordo com a LRF, o limite prudencial com os gastos de pessoal é de 51,30%, os números do Executivo apontam 57,92%. Já́ os dados do Legislativo, demonstram que a Casa diminuiu os gastos com pessoal, sendo 4,25% dentro do limite de 6%.

De acordo com a controladora geral, Maria Lúcia, não há risco de comprometimento do pagamento dos servidores municipais, visto que o adiantamento do décimo terceiro salário para a maioria dos servidores traduz estratégia para desafogar a folha nos últimos meses do ano. “Por ser considerado um ano atípico, as projeções do setor para o encerramento do ano não são as melhores”, admitiu.

O governo também apresentou o balanço orçamentário, a situação dos restos a pagar, demonstrativos de notas fiscais, aplicação dos recursos nas áreas, saldo na conta bancária, dentre outros. A audiência de prestação de contas foi transmitida pelo canal da Câmara no Youtube e o vídeo permanecerá salvo para futuras consultas. Entre outros dados, as aplicações da Saúde chegaram a 24%, ultrapassando o percentual mínimo de 15%. Maria Lúcia, controladora do município ressaltou que o Estado destinou recursos na ordem de 5 milhões para o enfrentamento do Coronavírus no município, dos quais foram gastos 4 milhões até o mês de agosto. Ela chamou a atenção para o cumprimento das metas fiscais perante a Lei.

Dos quinze vereadores apenas seis participaram da audiência de prestação de contas – Pastora Sônia Andrade; Zizinho; Raimundinho; Professor Diogo Siqueira; Adriano Costa Alvarenga  e Alexandre Maria.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *