sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesMeio Ambiente

PMI inicia obras de saneamento nas Chácaras Madalena e Vila Celeste

Ipatinga – As obras de construção de uma ampla rede sanitária que vai resolver históricos problemas vividos por moradores dos bairros Vila Celeste e Chácaras Madalena foram iniciadas esta semana pela Prefeitura de Ipatinga. Nesta quarta-feira (8), funcionários da empresa vencedora da licitação aberta para execução do serviço trabalhavam na limpeza das margens do ribeirão Ipanema em regiões adjacentes aos dois núcleos habitacionais. Em ruas onde há décadas é feito o lançamento de esgoto diretamente no curso d’água, como Pelicano, Tucanuçu, Sensitiva e Sálvia, interceptores estão sendo instalados para eliminar o dano ambiental e também o mau cheiro que afeta os residentes.

Mais de R$ 4,5 milhões serão investidos em uma estrutura de gabião para conter os processos erosivos e proteger a rede de interceptores que será implantada.

Os recursos são oriundos da Fundação Renova, como compensação aos prejuízos provocados em cidades da bacia hidrográfica do Rio Doce pelo acidente ambiental ocorrido em Mariana, em novembro de 2015.

“Infelizmente, esse lançamento de esgoto em diversos trechos do ribeirão Ipanema perdura há anos, mas agora vamos colocar um fim nesse drama. Essa é uma obra esperada por muito tempo pela comunidade da região da Vila Celeste e vizinhança. Por isso, sinto-me privilegiado de poder viabilizá-la em nosso governo”, comemorou o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha.

Conforme já anunciado nesta terça-feira (7), no bairro Horto a Prefeitura de Ipatinga iniciou a construção de uma nova rede coletora de esgoto igualmente reclamada há anos, graças também aos recursos da Renova. Serão atendidas as ruas Jacarandá, Jequitibá, Ficus, Eucaliptos, Cedro, Caviúna e Palmeiras, além da avenida Castelo Branco. A obra está sendo iniciada pelas ruas Jequitibá e Palmeiras. Na esquina destas duas vias haverá uma Estação Elevatória para receber e bombear os dejetos até a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do Amaro Lanari. Os investimentos previstos para as obras do bairro Horto são da ordem de R$ 2 milhões.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *