quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

Naque e Periquito recebem veículos para fortalecer serviços de assistência social

Naque/Periquito – Na última sexta-feira (3), o município de Naque, no Vale do rio Doce (MG), recebeu um veículo para apoio aos serviços de assistência social. Duas semanas antes, em 19 de junho, a cidade de Periquito também recebeu um veículo para o mesmo fim. As entregas fazem parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado pela Fundação Renova e prefeituras, com o objetivo de fortalecer os serviços de assistência social já existentes nos municípios atingidos. Será repassado também um cartão combustível.

No mês de junho, Naque já havia recebido recursos financeiros para a contratação de profissionais e aquisição de insumos para as oficinas coletivas, conforme prevê o termo.

O município de Periquito teve o mesmo tipo de repasse em março, mas ainda está em processo de contratação de recursos humanos e aquisição de insumos para as oficinas de convivência. Além dos dois municípios, Caratinga, Conselheiro Pena, Ipaba e Bom Jesus do Galho, todos em Minas Gerais, já tiveram automóveis entregues.

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção Social da Fundação Renova, que tem como objetivo apoiar o poder público no desenvolvimento de atividades para famílias ou indivíduos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão que vivem em situação de vulnerabilidade social. Durante a pandemia do novo coronavírus, as entregas previstas no Termo de Cooperação Técnica e Financeira seguem os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Como atuamos no apoio e fortalecimento das ações da política pública de assistência social nos municípios impactados para o atendimento dos vulneráveis, neste momento de pandemia, esse público pode ter sua vulnerabilidade agravada e buscar com mais frequência os serviços públicos da assistência social, como o CRAS [Centro de Referência de Assistência Social]. Então, quando realizamos as entregas previstas nos Planos de Trabalho desses municípios, criamos condições de aumentar a capacidade instalada e, consequentemente, melhorar a estrutura para o atendimento dessas pessoas”, afirma Izabelly França, analista de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *