sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Idosos terão casa identificada em Fabriciano para espantar visitantes inoportunos

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Comitê de Gestão do Coronavírus, investiu em mais uma medida para proteger os mais suscetíveis à doença, os idosos acima dos 60 anos que são hipertensos, portadores de diabetes ou das duas doenças juntas. Um adesivo será colado nas residências para que visitas inoportunas não coloquem essas pessoas em risco de contaminação pelo Coronavírus, Covid-19.

As equipes de visitação e de vacinação da prefeitura terão a responsabilidade de deixar o aviso, caso seja permitido pelo morador, alertando que na residência há um idoso do grupo de risco e que é dever do visitante proteger quem mora ali. “Idosos adoram receber visitas e por educação não costumam mandar o visitante embora. Com o adesivo nós esperamos gerar conscientização e ao mesmo tempo propagar o amor ao próximo. Se nós sabemos que aquela pessoa está em risco então temos que fazer o melhor por ela”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius em um de seus boletins matinais diários onde atualiza os dados da cidade, faz orientações e anuncia medidas da administração municipal.

Com medidas focadas na população idosa, a prefeitura acredita que pode evitar mortes ou internações graves em UTI’s, já que em todo o mundo está provado que o maior número de óbitos por Coronavírus é de pessoas com idade avançada e que estão acometidas de outras doenças, como insuficiência respiratória.

SOLIDARIEDADE

Para proteger os velhinhos do município, a administração municipal criou também uma outra campanha “Coroasvivos – Delivery 60+” voltada para idosos que moram em condomínios de apartamentos e casas. O objetivo é incentivar a população mais jovem a ajudar quem está em isolamento social. A população pode fazer compras em supermercados, buscar o pão da manhã e realizar afazeres externos de forma voluntária sem ter contato com o idoso.

“O que a gente quer é que as pessoas pratiquem o bem e nos ajude a dar mais qualidade de vida aos idosos, que neste momento são obrigados a ficarem reclusos. Ficar preso em casa é muito ruim, mas quando a gente ganha a solidariedade dos outros, fica mais fácil”, afirmou o prefeito.

A Secretaria de Governança de Assistência Social também criou um serviço de acolhimento emocional pelo telefone: 31 3846 7730. Os interessados devem passar o número do WhatsAap para que possam conversar com idosos que moram sozinhos. Para manter os idosos em casa, a prefeitura também faz a vacinação contra gripe H1N1 em domicílio.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *