terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano desenvolve ações da campanha Dezembro Vermelho

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança da Saúde, lançou neste mês uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º. de dezembro), e ao Dezembro Vermelho, campanha nacional que visa prevenir doenças sexualmente transmissíveis, consideradas infecções graves, como a Aids, Sífilis e as Hepatites virais B e C. As ações serão realizadas no NEPS – Núcleo Especializado de Programas de Saúde e nas Unidades Básicas (UBS’s).

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, lembra que a situação de Coronel Fabriciano não é diferente do restante do país, onde as infecções têm crescido, principalmente a Sífilis. Segundo ele, a rede de saúde se estruturou para que o atendimento esteja ao alcance de todos. “A gente previne com o teste rápido e encaminha os casos confirmados para tratamento imediato. Nossa rede de saúde está preparada para a prevenção e também para orientar todos que necessitarem”, diz. Cacau lembra ainda que o preservativo está à disposição de todos nas unidades de saúde gratuitamente.

TESTE RÁPIDO

Durante a campanha serão distribuídos preservativos femininos e masculinos e folhetos com informações sobre as doenças. Em todo o mês de dezembro as unidades básicas de saúde vão realizar testes rápidos nos pacientes que desejarem o procedimento. O teste utiliza 4 kits de análise rápida que processam o exame com apenas uma gota de sangue. Entre 15 a 30 minutos sai o resultado. Se qualquer doença for confirmada, a pessoa é encaminhada na hora para uma equipe especializada.


PROGRAMAÇÃO:
  • Neps – 01 a 03/12
  • Testes rápidos HIV, Hepatites Virais e Sífilis no NEPS
  • Aconselhamento individual e testagem rápida: 8h às 10:30h e 14h às 17h.
  • Atividades extramuros – Aconselhamento coletivo e testagem rápida
  • Comunidades terapêuticas “Rios de Água Viva” e “Papa João XXIII” – Dias 14 e 17/12, 14h às 17:30h.
  • Testes rápidos o mês inteiro, panfletagem e distribuição de preservativos nas UBS’s, palestras e rodas de conversa sobre IST/AIDS e Hepatites Virais em empresas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *