sábado, abril 20, 2024
DestaquesMeio Ambiente

DIA DA ÁRVORE: APERAM LANÇA WEBSÉRIE SOBRE AÇO VERDE

Timóteo – Em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), a Aperam lançou hoje em seus canais virtuais uma websérie especial, que terá três capítulos, reforçando a importância das árvores para que seu ciclo industrial seja 100% sustentável. A empresa tomou como exemplo a produção do aço inox, que está presente no nosso dia a dia em forma de utensílios domésticos, mostrando como esses produtos “nascem” das árvores da Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha.

Nos vídeos, a Aperam convida o telespectador a embarcar em uma jornada junto com o chef mineiro Gabriel Trillo, proprietário do restaurante Omilía, em Nova Lima, para descobrir todo o processo por trás do Aço Verde Aperam, que tem origem nas florestas de eucalipto da Aperam BioEnergia, plantadas entre os municípios de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Veredinha e Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. As florestas renováveis de eucalipto são cultivadas pela Empresa para produção de carvão vegetal e possuem certificado da Forest Stewardship Council® (FSC®). “O combustível próprio permite a produção de aços especiais utilizando energia limpa e 100% sustentável. Isso torna a Aperam a única produtora de aços planos especiais no mundo que utiliza exclusivamente carvão vegetal em seu processo produtivo e, por isso, nossos produtos levam o selo Aço Verde Aperam”, explica Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America e Aperam BioEnergia.

A série foi produzida em parceria com a Tramontina, que utiliza o Aço Verde Aperam em seus produtos e leva à casa dos brasileiros produtos de qualidade e altamente sustentáveis. Como muitos, o chef Gabriel Trillo utilizava o aço inox diariamente em sua rotina, mas não conhecia o processo envolvido na criação desses utensílios. Curioso e disposto a entender o ciclo completo, do cultivo das mudas até o produto final, ele nos conduz em uma viagem que começa em Minas Gerais e vai até o Rio Grande do Sul, onde fica a fábrica da Tramontina. “O Aço Verde Aperam está no talher que utilizamos no dia a dia, nos utensílios de cozinha, nos nossos automóveis, e a Tramontina é um ótimo exemplo do uso do nosso aço, com produtos de design diferenciado que serão usados pelo chef para construção de seus sabores” ressalta Frederico Ayres Lima.

Entre os grandes benefícios gerados pelas árvores, sejam de mata nativa, sejam as florestas renováveis de eucalipto, é a captação de CO2 do ar, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. “Nós não somos consumidores de CO2, mas sim credores, por meio da nossa fábrica de árvores”, explica Edimar Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia. “Buscamos construir uma empresa cada vez mais sustentável e, para isso, utilizamos técnicas inovadoras, muitas delas desenvolvidas internamente pelas nossas equipes, como é o caso dos maiores fornos do mundo de alta tecnologia utilizados para carbonização da madeira, e os queimadores de gases que reduzem significativamente a emissão de fumaça na atmosfera”, completa o diretor.

O primeiro capítulo da Websérie “Aço Verde Aperam” aborda a etapa de plantio e está disponível no canal do Youtube da empresa (@aperamnobrasil. Nos dias 28 de setembro e 05 de outubro serão disponibilizados novos episódios, continuando a jornada de descoberta do produto.

Confira o vídeo teaser e o 1º episódio  clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WTFDDGHg39A

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “DIA DA ÁRVORE: APERAM LANÇA WEBSÉRIE SOBRE AÇO VERDE

  • José Maria

    Repotagem: DIA DA ÁRVORE: APERAM LANÇA WEBSÉRIE SOBRE AÇO VERDE
    Única? Não existe empresa com exclusividade de mercado. Vejam que tem algo de errado. A verdade é que se trata de empresa que fez opção somente pelo mais barato, sem pensar nas pessoas. Em detrimento a sustentabilidade da população. Timóteo/MG é massacrada a décadas pela poluição exacerbada da Aperam South América. É pó preto, vermelho e branco. Além do alto ruído entre 60dB e 70dB nas residencias próximas, provocado pela máquina demolidora, locomotiva e alta buzina dia e noite. Levando ao desgaste físico e mental da população. Além do elevado consumo de água. Onde o mundo clama por economia e há tecnologia disponível.
    Certificação ISO 14001 e 18001 somente no papel, não se sustenta. Local onde planta-se eucalipto não nasce qualquer outra espécie. A terra é sugada e perde seus nutrientes.
    Esta situação acontece porque a empresa quer continuar a transferir custos para a população. Em um projeto de reengenharia que pensou somente no lucro e não nas pessoas. Foi transferido de uma área sem moradores e, trago para uma área densamente habitada.
    José Maria

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *