Unileste promove 10ª Semana Jurídica. Os debates favorecem a formação profissional do bacharel em Direito

FABRICIANO – Na próxima segunda-feira (15), o curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) dá início à 10ª Semana Jurídica. O tema central desta edição será “A importância das políticas públicas para o acesso à justiça” e conta com debates, minicursos, palestras e apresentação de projetos. A Semana, que se estende até o dia 17 de abril, será sediada nos auditórios e Teatro do Centro Universitário e é promovida em parceria com a 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Coronel Fabriciano.

Para o coordenador do curso de Direito, Wallace Carvalho, “a proposta é apresentar os temas mais pertinentes, relacionados às políticas públicas, e que propiciam  formação profissional de qualidade e humanista dos estudantes, tendo em vista que vivemos diversos problemas sociais no Brasil”, afirma. O coordenador ainda reitera a importância do direito e da justiça para a libertação da sociedade frente às indiferenças e injustiças.

Entre as atividades públicas que serão abordadas encontram-se temas voltados para a Socioafetividade; investigação criminal; reforma previdenciária; liberdade de expressão no mundo virtual; gestão de áreas de proteção ambiental; Lei Anticrime; responsabilidade civil, penal e trabalhista em desastres ambientais; sistema carcerário; controle da administração pública; atuação política do Supremo Tribunal Federal (STF) e garantia de direitos aos grupos vulneráveis. A programação completa está disponível no site www.unileste.edu.br.

De acordo com a professora do curso e palestrante, Angélica Barroso, “a temática é de grande relevância para a nossa vida em sociedade, pois além de despertar no estudante e profissional do Direito sua contribuição para a garantia deste acesso, também nos chama a atenção para o nosso papel enquanto cidadãos e de que forma nossa participação irá contribuir para uma melhor construção social”, declara.

Na programação, debates em dois turnos (matutino e noturno), favorecem a formação profissional do bacharel em Direito com a presença de palestrantes convidados e docentes do Unileste. Um dos destaques desta edição é a participação do Juiz do Fórum de Timóteo, senhor Luiz Eduardo de Faria. O magistrado tratará sobre a Lei Anticrime e suas vertentes. “A intenção é debater a perspectiva do projeto no dia a dia no processo criminal e o impacto no processo carcerário, na segurança pública, no código penal, entre outros. Tudo isso, para que possamos despertar a necessidade de analisar o ganho social dessa iniciativa. O projeto está em vias de ser votado e aprovado, mas ele não foi discutido com a sociedade. A intenção é promover o debate e a consciência crítica em relação à proposta”, afirma. Outro convidado é o delegado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e professor do Unileste, Gilmaro Alves, que abordará sobre investigações criminais.

A responsabilidade civil, criminal e trabalhista envolvendo desastres ambientais também serão abordadas durante a programação: “Os desastres ambientais, no que diz respeito à responsabilidade civil, criminal e trabalhista, são temas que têm sido bastante discutidos no nosso país. Isso, por uma infelicidade dos últimos acontecimentos, principalmente envolvendo a mineração”, declara o professor e palestrante Daniel Ayres. Segundo o docente, a proposta é clarificar o assunto que chama atenção tanto na comunidade acadêmica quanto na sociedade como um todo.

Inscrições

Os estudantes do Unileste devem efetuar inscrições por meio do Portal do Aluno, sendo que cada atividade inscrita possibilitará 4h de atividade complementar. Já profissionais e estudantes externos poderão realizar inscrição minutos antes de cada programação do evento. Os interessados em participar poderão doar um litro de leite que será distribuído a uma instituição de caridade da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *