sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Morro Serra Dourada recebe Projeto “Escola de Esportes”

Ipatinga – Com a presença de grande número de moradores e lideranças da comunidade, além do chefe do Executivo e vereadores da Câmara Municipal, a Prefeitura de Ipatinga lançou na noite de quinta-feira (28), na quadra poliesportiva do Morro Serra Dourada, no bairro Bom Jardim, o Projeto “Escola de Esportes: Bom de Bola, 10 na Escola”. A proposta, que beneficia inicialmente duas centenas de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, é viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) em parceria com a Usiminas.

O programa tem o patrocínio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e foi inaugurado oficialmente no último dia 13, na quadra do Morro São Francisco. Além dos dois módulos já lançados, o projeto poderá se expandir por outras regiões da cidade em fases seguintes.

Na “Escola de Esportes”, os inscritos têm a oportunidade de praticar handebol e futsal. Os treinamentos acontecem no contraturno escolar, às 7h e 13h.

As inscrições foram realizadas nas Associações de Moradores de ambas as comunidades, de acordo com as regras do projeto. As fichas foram entregues nas entidades, que ficaram responsáveis por indicar os participantes, respeitando critérios estabelecidos.

Esportes e palestras

No morro Serra Dourada, onde também esteve presente ao lado de vereadores de sua base de governo, na noite de quinta-feira (28), o prefeito Nardyello Rocha falou de sua satisfação com o lançamento de mais uma etapa do projeto. “Esse trabalho, com professores especializados, representa muito para estas regiões mais altas da cidade, onde as dificuldades de deslocamento são maiores e há outras condições de vulnerabilidade envolvidas. Estamos proporcionando a esses meninos e meninas a oportunidade de praticarem esportes perto de suas casas, além de lhes transmitir mensagens educativas por meio de palestras, sendo que o bom desempenho na escola é requisito essencial para participar das atividades”, enfatizou.

Geraldo Carvalho, professor do projeto e coordenador do Núcleo Serra Dourada, ressaltou: “O importante é fazer a criança gostar do esporte, e para isso temos que trabalhar a iniciação, desde o quicar da bola até a maneira de praticar, seja com as mãos, no handebol, ou com os pés, no futsal. A partir daí o objetivo é que eles tomem gosto pela atividade que estão praticando”, disse.

Quadras reformadas

O presidente da Associação de Moradores do Morro Serra Dourada, Antônio de Paula, que dirige a entidade há seis anos, comentou: “É muito bom ver que as crianças do bairro vão ter agora esta opção para preencher um tempo que antes ficava ocioso e poderia ser mal utilizado. São muitos jovens beneficiados e temos que festejar”.

Para o início das atividades, a Prefeitura de Ipatinga executou a recuperação das quadras onde o projeto será desenvolvido. Foram realizados serviços de pintura no piso e substituídas as redes dos gols.

No Serra Dourada, as aulas começam na próxima segunda-feira (2). Para melhores informações, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Ipatinga pelo telefone 3829-8049.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *