quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesEducação

Combate a violência contra o idoso nas relações intrafamiliares

Ipatinga – De acordo com as estatísticas, a população idosa tem aumentado consideravelmente e logo teremos mais pessoas na terceira idade do que jovens. Esse fato tem se tornado um dos maiores desafios da atualidade, uma vez que a violência contra os idosos é um problema que se agrava e se estende a cada dia.

Vale ressaltar que, muitas vezes, a pessoa idosa se torna uma vítima fácil do seu próprio âmbito familiar e isso ocorre devido a dependência emocional, financeira, de cuidados relacionados à saúde e entre outros motivos.

Diante disso e pensando em contribuir para uma boa orientação dos seus atendidos sobre o assunto, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolveu, na oficina Cidadania Ecumênica, o projeto ‘Violência contra o idoso nas relações intrafamiliares’. O trabalho foi conduzido pela assistente social Cristina de Vasconcelos e direcionado aos idosos assistidos pelo Vida Plena.

“Vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde a pessoa idosa é discriminada e desrespeitada. O idoso passa a ser visto como um fardo para a família e sociedade. A violência doméstica praticada no ambiente familiar pode ocorrer por parentes, curadores ou cuidadores do idoso. E as consequências da violência são irreparáveis, pois, geram medo, angustia, depressão, exclusão e isolamento social. Existem várias formas de cometer agressão contra a pessoa idosa, podemos citar a agressão física, financeira, psicológica, sexual e outras, como o abandono e a negligência. O fato do idoso conviver com o seu agressor dificulta a denúncia e a retirada daquela situação de risco que está vivenciando”, explicou a assistente social Cristina de Vasconcelos.

Rodas de conversa, dinâmicas, confecção de cartazes e vídeos relacionados ao tema foram algumas das diversas atividades realizadas com os atendidos.

Ao final do projeto, as ações foram encerradas com uma palestra — ministrada por técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a psicóloga Elizangela Ferraz Amaral Vieira, as assistentes sociais Margareth Maria Souza Oliveira Costa e Cecília Sabrina Hélia de Oliveira Pula; e a Coordenadora Celi Pinheiro — sobre violência doméstica com idosos.

“A intervenção sobre violência contra a pessoa idosa foi uma experiência muito gratificante para a equipe profissional do CREAS, visto que o tema deve ser incessantemente debatido em vários espaços de fala para que essa violação de direitos seja superada. A atividade foi proposta ao grupo que abraçou a ideia e se mostrou muito participativo. Atentos ao assunto, eles puderam trazer para a discussão situações que ilustram esse contexto, além de conhecerem acerca dos órgãos de proteção que devem ser acionados em caso de qualquer tipo de violação aos direitos da pessoa idosa.

O objetivo desses encontros é fortalecer a autonomia e ampliar a rede de proteção dos sujeitos alcançados. Cabe, nesse contexto, tecer um elogio sobre o trabalho desempenhado pela LBV como essencial para o protagonismo desses indivíduos, estivemos diante de um grupo coeso e participativo, isso é de grande relevância, pois a vivência grupal se configura canal de preservação dos direitos alcançados pelos serviços prestados”, ressaltou a psicóloga Elizangela Ferraz Amaral Vieira.

Considerações positivas

Na ocasião, os atendidos expressaram suas opiniões sobre o projeto da LBV: “Eu gostei muito da palestra, foi muito proveitosa, porque falou sobre a violência contra os idosos que é o que nós estamos vendo muito por aí, então nos deu mais conhecimento e entendimento. Estou muito satisfeita com a iniciativa da LBV, porque é um meio de estarmos mais cientes das coisas que estão acontecendo. A LBV está de parabéns!”, destacou a atendida Almira Silva Gualberto, de 60 anos.

“Eu gostei muito de ter participado da palestra do CREAS. Pude enriquecer meus conhecimentos e vou colocá-los em prática, pois uma grande informação não pode ser esquecida num país tão desigual como o nosso. Obrigada pela oportunidade”, disse a atendida Maria do Amparo Ferreira, de 67 anos.

A Legião da Boa Vontade oferece, na cidade mineira, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, idosos e suas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Dirija-se à Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Telefone para contato: (31) 3822-8600.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *