sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaquesEducação

Blitze conscientizam sobre Maio Amarelo, por trânsito mais seguro

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias de Obras, serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, de Educação, Esporte e Lazer, e de Saúde e Qualidade de Vida, realizou nesta quarta-feira blitze educativas para conscientizar sobre a campanha do Maio Amarelo. A iniciativa contou com a parceria da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Câmara de Vereadores e de grupos de ciclistas.

A sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com a publicação da Resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019. O tema propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Obras de Timóteo, Wanderson Garcia, explicou que as discussões sobre o Maio Amarelo tiveram início com a Superintendência Regional de Saúde que conclamou as instituições e entidades a desenvolver ações para chamar a atenção do público para os acidentes fatais e enfatizar a questão como problema de saúde pública.

Diante disso, nesta quarta-feira foram realizadas duas blitze em Timóteo. Pela manhã a distribuição de material informativo ocorreu no bairro Funcionários, em frente à Escola Estadual Getúlio Vargas.  À tarde, a atividade foi desenvolvida no bairro Quitandinha, próxima da Escola Estadual Ana Letro Staaks. Ainda como parte da programação, no dia 20, Wanderson Garcia faz uma palestra na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Martins Prado, no bairro Alphaville, como tema “Trânsito saudável – o trânsito enquanto gentileza urbana”.

Para o sargento PM Sidney, a campanha é extremamente importante para reforçar as ações de conscientização de condutores de veículos, pedestres e ciclistas. “A PM participa ativamente dessas atividades, pois entende que o trânsito precisa ser humanizado e seguro para pedestres, ciclistas e condutores”, citou.

O Corpo de Bombeiros também marcou presença na blitz. Para o sargento Lassif, a campanha se faz necessária em face dos altos índices de acidentes. “A partir do momento que cada pessoa se conscientizar e aplicar as orientações na vida diária teremos um reflexo positivo na diminuição do número de acidentes”, explicou.

O ponto alto do Maio Amarelo em Timóteo será um passeio ciclístico que está agendado para o dia 25 de maio, um sábado, com concentração e saída a partir das 8h da Praça 1º de Maio, no Centro Norte.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *