sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Timóteo termina a pesquisa para o primeiro levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) de 2019

TIMÓTEO (Foto PCReis) – A Secretaria de Saúde de Timóteo terminou nesta quinta-feira (24), a pesquisa para o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) de 2019.  A pesquisa para verificação do índice de infestação predial no município foi iniciada no último dia 22.

O secretário de Saúde Eduardo Morais alertou aumento do número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zica). “Devido ao período muito quente e chuvoso que estamos vivendo temos que redobrar a prevenção contra estas doenças. O município acaba de implantar o Auto de Infração para os proprietários e locatários de imóveis que não se adequarem às exigências do Controle de Endemias. A partir deste mês, os imóveis que apresentarem focos serão notificados e terão um prazo para se regularizarem. Caso contrário, receberão multa e poderão ter materiais em situação irregular apreendidos pela Prefeitura”, alerta Morais.

O município de Timóteo iniciou o LIRA’a um pouco depois do previsto em decorrência do treinamento dos novos agentes de endemias admitidos pelo último processo seletivo. Atualmente, Timóteo conta com 42 agentes de endemias para realizar o trabalho educativo, vistoria, tratamento dos focos com larvas e ações de bloqueio.

De acordo com Madalena Rodrigues, gerente de Saúde Coletiva, vem sendo realizado bloqueio dos focos do mosquito transmissor no bairro Macuco. “Já foram notificados até a última semana 7 casos de arboviroses (dengue e chikungunya) e estamos fazendo o bloqueio na área de maior transmissão num raio de 300 metros além do local das ocorrências”, explica.

Os moradores devem adotar medidas de proteção individual como o uso de telas mosquiteiras nas portas e janelas de sua residência, fazer uso constante de repelentes, principalmente as mulheres grávidas e cortinados nos berços dos bebês.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *